Futebol

Veja a análise tática do Vasco de Doriva

Eurico Miranda resgatou uma antiga receita para sanar as dívidas do Vasco: apostar em um jovem treinador, destaques da Série B e alguns veteranos para formar um time competitivo, com alguns jovens promissores.

Se não foi com Marquinhos Santos, é Doriva quem monta o Cruzmaltino no retorno a elite. Depois que "abriu o campo", o técnico viu um time compacto e veloz, mas não nega: faltam jogadores com características definidas para o sistema funcionar bem. Pode ser Gilberto, ex-Lusa.

Sim, é cedo para tirar conclusões. Mas é possível ver a organização da equipe em Manaus, onde as derrotas devem ajudar a corrigir o time. São eles:

O 4-2-3-1 é o esquema tático definido

Tão cedo chegou, Doriva escolheu o 4-2-3-1 como sistema tático. Com ele, pretende usar a boa visão de jogo de Marcinho e o drible e vitória pessoal de Montoya e Bernardo, titulares pelas pontas. Nos treinos, o técnico testou Marlon pelo lado do meio-campo e Julio dos Santos na função de Sandro Silva.

Transição rápida: o time cede espaços e busca a velocidade

Os melhores momentos do Vasco vieram numa transição rápida. Como o frame mostra, a recuperação da bola aconteceu na metade do Vasco. O que isso significa? Que o time propositalmente cede espaço para o adversário avançar, mas aproxima as linhas e rouba a bola no campo de defesa, quando o oponente está desorganizado. Assim, os espaços são maiores para os meias chegarem.

Mas também alterna e aciona de Marcinho para criar

Em muitos momentos, o Vasco "mudava o tempo do jogo" e ia para o campo do oponente trocar passes. Aí entrava Marcinho: o novo camisa 10 foi o mais procurado para organizar e principalmente acionar laterais em velocidade. As setas vermelhas no frame mostra quantas opções o jogador tinha, e como Bernardo e Jean se movimentam para ajudá-lo.

A marcação é feita com 2 linhas muito próximas

O Vasco se fecha na defesa com duas linhas de 4. Marcinho fica livre para encostar por um lado e Rafael Silva se posiciona entre os zagueiros. Veja como há pouco espaço entre as linhas, dificultando o oponente. Além disso, dá para ver que a referência de marcação é individual: volante pega meia, lateral pega ponta e por aí vai.

Lucas ajuda, mas saída de bola é ponto a ser pensado

Guiñazu fazia, mas a entrada de Lucas melhorou a saída de bola do Vasco: o camisa 5 sempre se aproxima dos zagueiros para ajudar na organização. Mas repare que ainda há muitos espaços mortos (em vermelho), sem nenhum jogador para receber. E também em como Sandro Silva não participa dessa ação, se desligando do jogo.

E por que faltam peças? O técnico faz questão de ter uma referência que possa prender a bola esperando a entrada em diagonal dos meias, como mostrado abaixo. Doriva quer um "9" colaborativo e Gilberto, ex-Lusa, está prestes a assinar.

A pré-temporada é muito positiva. Sinal de que, se não há grandes nomes no elenco, pode ser que um bom time esteja sendo formado - claro, com paciência e muito trabalho.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44