Eleito melhor segundo volante da serie C, o volante Lucas foi mais uma contratação feita pelo Vasco para 2015. Criado nas categorias de base do Friburguense, se notou desde la por duas características bem firmes: a forte bola aérea e a qualidade nas finalizações de fora da área. Muito firme na marcação, pode tanto ser utilizado mais contido no meio campo como pode ser mais liberado pra incorporar os ataques. O vídeo abaixo pode resumir bem o que foi falado nesse paragrafo.
Em contra-ataques pelos lados, Lucas tende a aparecer tardiamente no meio, vindo de trás para poder explorar seu recurso do chute de media-longa distancia. Foi assim que fez o gol na goleada de 4 a 0 contra o CRB (vídeo abaixo). Prefere os momentos de posse, já que é um volante que tem boa virada de jogo e tem boa qualidade na desmarcação de apoio. Da constante opção de passe interior pelo lado esquerdo, apoiando o lateral quando pressionado.
Nas transições defensivas, tende a recompor forte buscando seu posicionamento em frente a defesa. Era o volante pela esquerda da segunda linha de 4 na marcação do Macaé, time que tinha contragolpes rápidos e que com a bola tinha nos volantes os principais acionadores de jogo. Quando roubavam a bola perto dele, sabia retirar bem a bola da zona de pressão, coisa importantíssima para os volantes de hoje em dia.

Volante pela esquerda da segunda linha
Nas bolas paradas ofensivas, sempre traz perigo. Devido a sua grande estatura e qualidade no cabeceio, era o jogador alvo dos escanteios na época de Friburguense. Nas bolas paradas defensivas, ajudou muito o Macaé, onde marcava jogadores altos adversários. Principalmente no bombardeio a área da equipe no empate em 1 a 1 contra o Fortaleza, jogo que consolidou a subida para a serie B. Observe esse vídeo resumo da época dele no Friburguense, e a quantidade infindável de gols de cabeça feitos pelo volante.
Observe também a qualidade do jogador nos momentos em que eh pressionado. A boa virada de jogo também é um grande recurso.
Seu notável defeito era o lapso de concentração em alguns momentos sem bola. Apesar do bom posicionamento, as vezes fazia dobras nos momentos errados. Mas aparentemente é um problema ajustável, já que no Macaé jogava com volantes pela direita com notáveis limitações referenciais (marcavam individualmente e deixavam Lucas com pepino para cobrir muito espaço). Não é dos jogadores mais rápidos, mas sua velocidade não compromete sua função normalmente lhe dada.
No contexto Vasco + Doriva, supondo que o mesmo mantenha suas ideia dos tempos de Ituano e Atlético PR, disputa vaga com Guinazu pelo lado esquerdo no 4-2-3-1 que acelera nos contragolpes. Acionaria rápido o ponta de seu lado e seria referencia para passes pós roubada de bola, passes de recuo e viradas de jogo, devido a qualidade decisional. Junto com os zagueiros, poderia ser ótima arma aérea, dando mais leque as bolas paradas.

4-2-3-1 de Doriva. Pecas aleatoriamente escolhidas para simples representação. Setas em azul indicando recepções de passe. Setas em amarelo principais linhas de passe
Pode ser o primeiro volante ou então segundo volante pela esquerda no losango (4-3-1-2) ou ate jogar mais solto num 4-2-3-1 assimétrico reativo com Guinazu mais contido e Jean Patrick encostando na dupla de volantes aberto pela direita.

4-2-3-1 assimétrico que varia para o Losango, Lucas seria o homem pela esquerda ou então primeiro volante.
ANALISE DO REFORÇO: BOA CONTRATAÇÃO: VEM PRA DISPUTAR VAGA COM GUINAZU, JEAN PATRICK E SANDRO SILVA. OFERECE BOA OPÇÃO COM SUAS CARACTERÍSTICAS DIFERENTES NO GRUPO
Mais lidas