Outros Esportes

Veja a matéria dos Jornal dos Sports sobre o remo do Vasco

Esporte tido com um dos mais árduos e solitários de todo o programa olímpico, o remo exige do atleta dedicação total e muita força de vontade para acordar cedo, remar, sabe-se lá quantos quilômetros, ralar como um louco a parte física, treinar pela manhã, a tarde e não ter tempo para nada. A catarinense Fabiana Beltrame sabe muito bem disso. Começou a remar e a se destacar no Martineli, de Santa Catarina e tornou-se a primeira brasileira a remar em uma Olimpíada, conseguindo em Atenas-2004 a 14ª colocação na geral.

Seu potecial despertou o interesse do Vasco da Gama, clube para o qual transferiu-se há um ano. \"O Martineli passou a não ter mais estrutura para os atletas. Meu técnico saiu do clube e eu fiquei remando sozinha. Foi aí que surgiu essa oportunidade de vir para o Vasco\", disse Fabiana, que já está classificada para os Jogos Pan-americanos do Rio, no ano que vem, faltando apenas definir no qual barco irá correr.

Fabiana vive uma situação curiosa, que exprime um pouco da falta de planejamento do esporte brasileiro em quase todos os esportes. Ela é a melhor skifista (barco solitário) do Brasil, mas pouco compete nele. \"Durante todo o ano eu praticamente só compito no oito e no quatro-sem. No Troféu Brasil eu competi no skiff e ganhei. Mas sinto falta de competir mais vezes no barco que eu mais gosto\", disse a catarinense.

Os 7m43s que cravou em Atenas é até hoje o melhor tempo da história de uma remadora brasileira no skiff, mas sabe que ainda está muito atrás das remadoras de ponta. \"Tem uma búlgara que já faz o tempo de 7m7s. É impressionante e às vezes me desanimo um pouco em saber que eu talvez nunca consiga chegar nesse nível. E olha que não é por falta de treino\", disse a ramadora vascaína, que tentou competir na peso-leve, mas não conseguia mater o peso. \"É duro o peso-leve. Admiro quem consegue se manter no peso (até 59kg), porque rala cinco vezes mais e come cinco vezes menos\", brincou a remadora.

Raia -Fabiana treina diariamente na raia da Lagoa, que em 2007 será a raia pan-americana. \"É uma ótima raia. Tem ainda que melhorar a dragagem e fazer o balizamento do percurso. Acho que tenho boas chances no Pan. Se eu conseguir pelo menos igualar o meu tempo de Atenas eu me garanto no pódio do Pan\", disse.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário