Futebol

Veja os números de Yago Pikachu no Campeonato Carioca

Antes de entrar em campo ainda no primeiro tempo contra o Volta Redonda, Yago Pikachu havia disputado apenas seis minutos pelo Vasco na Taça Guanabara. O período parece ter feito bem ao lateral, um dos destaques no empate em 1 a 1 em São Januário. Principal reforço cruz-maltino para o ano, o lateral ganhou elogios de Jorginho pelo desempenho.

- Entrou bem. Foi decisivo no primeiro gol, e criamos as melhores oportunidades. É um jogador muito voluntarioso, se mexe o tempo todo. Deu mais mobilidade, a equipe ganhou amplitude e profundidade. São oportunidades. Eu estava sem Eder Luis e Riascos, e apareceu a oportunidade. Mesmo naquele momento que ele teve um erro contra o Friburguense, continuei acreditando nele. Acredito muito no potencial desse grupo - disse o treinador.

Pesou a favor de Pikachu o fato de ter atuado numa posição com a qual é mais familiar, aberto pelo lado direito no ataque. Ele fez boa dupla com Madson, iniciou a jogada do gol de Nenê e sofreu o pênalti que o camisa 10 desperdiçou. A atuação injetou confiança também no próprio atleta, que vinha de um período em que chegou a ser vaiado pela torcida.

- Ele entrou muito bem. Entrando por dentro ele faz muito bem. Da forma que jogou vai ganhar mais confiança – analisou o pai e empresário do jogador, Carlos Lisboa.

Sem encontrar brecha na lateral direita, graças à boa fase de Madson, Pikachu teve poucas oportunidades até o momento. Foi utilizado com mais frequência no meio, mas, em algumas situações, atuando recuado e com obrigações defensivas, não convenceu. No jogo contra o Friburguense, pela primeira fase, por exemplo, foi vaiado pela torcida.

Jorginho garante que não deixou de acreditar no jogador. Ao colocá-lo ainda no primeiro tempo contra o Voltaço, repetiu uma alteração comum no início da temporada, ao montar a equipe num 4-2-3-1, com Pikachu aberto pela direita. No jogo com o Bonsucesso, Yago chegou a furar duas vezes, mas participou do gol de Thalles, num momento em que ganhou apoio do treinador.

- Acho que ele e a comissão técnica estão vendo no dia a dia o meu trabalho e o esforço para tentar ajudar de alguma forma. Eu vi o incentivo dele, depois que eu perdi o segundo lance do gol. Tive a oportunidade de participar do terceiro e ele foi o primeiro a me abraçar e dar o apoio necessário - afirmou o jogador na ocasião.

Durante a primeira fase do Carioca, Pikachu entrou em seis dos oito jogos da equipe – todas vindo do banco de reservas e como meio-campista. Só não entrou nos dois clássicos, contra Flamengo e Botafogo. O saldo é uma assistência para o segundo gol de Riascos contra o Friburguense, na sexta rodada.

Os números de Yago Pikachu no Campeonato Carioca:
323 minutos
1 assistência
5 desarmes
8 finalizações
2 cruzamentos certos
5 rebatidas
6 passes para finalização

Fonte: ge
  • Segunda-feira, 02/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Madureira Madureira 0
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 05/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Rayan 2
Puma 2
Philippe Coutinho 2
Jogos
Vitórias 2 (33,33%)
Empates 2 (33,33%)
Derrotas 2 (33,33%)
Total 6
Gols
Marcados 8 (61,54%)
Sofrido 5 (38,46%)
Total 13
Saldo 3
Cartões
Amarelos 5 (71,43%)
Vermelhos 2 (28,57%)
Total 7