Futebol

Veja os números do Vasco de Ramon Menezes

Apesar da eliminação precoce no Campeonato Carioca, Ramon Menezes mostrou logo de cara que pretende dar ao Vasco uma nova identidade dentro de campo, deixando para trás o baixo rendimento até a paralisação do futebol devido à pandemia do novo Coronavírus. Vale lembrar que, antes da interrupção das atividades esportivas, o Cruz-Maltino tinha o pior ataque entre os 20 clubes da Série A, com apenas oito gols marcados em 14 jogos, média de apenas 0,57 gol por partida.

Nos dois primeiros duelos sob o comando do treinador, contra Macaé e Madureira, foram duas vitórias e quatro gols marcados. A principal mudança observada está na concentração de jogadas pelo lado direito do campo. No primeiro semestre, 62,5% dos gols marcados pelo Vasco vieram de jogadas pelo setor esquerdo. No retorno às atividades, diante do Macaé, apenas 36,3% das investidas vascaínas foram pela esquerda; contra o Tricolor Suburbano, 41,1%.

Apostando na dobradinha entre o jovem Vinícius e Yago Pikachu, Ramon deu mais liberdade aos dois e conteve os avanços do lateral-esquerdo Henrique, o que vem surtindo efeito nos números do time. Após a volta do futebol, todos os gols surgiram de ações pelo lado direito - antes, esse número era de 37,5% -, além da jogada que resultou no pênalti sofrido por Pikachu contra o Macaé. Além disso, 17 das 28 (60,7%) chegadas de perigo nos dois jogos foram pelo setor.

Outro reflexo do trabalho de Ramon no estilo de jogo do Vasco é a diminuição do expediente de alçar bolas na área. Com Abel Braga no comando, quatro dos oito gols marcados (50%) saíram de cruzamentos, sendo três de cabeça (37,5%). Nas duas últimas partidas pelo Carioca, o Vasco valorizou mais a bola no chão, tendo marcado todos os gols a partir de passes rasteiros - excluindo da conta o pênalti que Cano converteu.

Somado a isso, vale destacar a maior participação dos volantes na conclusão das jogadas. Os jogos diante de Macaé e Madureira tiveram as primeiras assistências de jogadores dessa posição em 2020 - os autores foram Fellipe Bastos e Raul, respectivamente. Anteriormente, atacantes e laterais - quase sempre através de cobranças de escanteio - eram dominantes em passes para gol. Foram 11 assistências nessa temporada - os líderes são Pikachu e Talles Magno, com duas cada.

Com a saída de Marrony, Ramon aposta suas fichas em Talles Magno e Vinícius, dois jovens com personalidade e que não têm medo de chamar a responsabilidade. Contra o Madureira, por exemplo, apesar da forte marcação, a dupla, que foi substituída na etapa final, esteve presente em nove das 17 (53%) tentativas perigosas da equipe no ataque. Ao todo, o Vasco teve média de 18 finalizações nos dois jogos sob o comando do novo técnico.

Porém, diante de todos os números, algo que não mudou foi o principal nome da equipe em 2020. Contratado no início da temporada, Germán Cano segue conquistando a torcida vascaína. Artilheiro absoluto, o argentino marcou nove dos 12 gols do time na temporada, o que representa 75% das bolas na redes do time. O camisa 14 também é líder na estatística de finalizações, com 53 arremates, o que equivale a 21,2% do total da equipe de São Januário, de 249 em 15 jogos (o duelo contra o Flamengo, pela Taça Guanabara, não entra na conta em função de a partida não ter sido transmitida).

Nos dois jogos com Ramon, Cano finalizou oito vezes e marcou quatro gols, um aproveitamento de 50%. O desempenho no Vasco mostra que o argentino tem potencial de sobra para repetir a grande temporada que teve em 2019, quando marcou 37 gols em 39 partidas pelo Independiente Medellín, da Colômbia - 0,94 gol por jogo.

Após dar adeus ao estadual, os comandados por Ramon terão um mês para trabalhar e fortalecer suas estratégias e cartas na manga para a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, na Arena Palmeiras. Esse será o primeiro grande desafio do treinador, que poderá dar sequência ao bom início de trabalho e, quem sabe, garantir um ano mais tranquilo ao torcedor vascaíno.

Fonte: Blog Numerólogos - ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário