Futebol

Veja quanto o Vasco precisa arrecadar com transferências neste ano

Que o teu clube precisa vender jogadores para fechar a conta, qualquer que seja, você pode ter certeza que sim. Todo dirigente de primeira divisão estipula, no início de cada exercício, um valor a ser atingido com transferências de atletas para compor as receitas da temporada. Mas há casos e casos. Passados os três meses de dezembro, janeiro e fevereiro, de mercado aquecido, o GloboEsporte.com levanta números para saber quem está tranquilo para o restante da temporada – e quem continua com necessidade de desfazer pelo menos parte do elenco.

Os valores orçados – aqueles que cada departamento financeiro previu para realizar no decorrer de 2019 – foram extraídos dos orçamentos dos próprios clubes. Apenas 11 dos 20 clubes da primeira divisão puseram os documentos à disposição de seus torcedores, na internet, ou os enviaram ao blog após serem requisitados. Cruzeiro, Fluminense e São Paulo não atenderam aos pedidos da reportagem até o fechamento deste texto. Já os valores realizados em transferências até 5 de março foram compilados a partir de notícias publicadas no GloboEsporte.com.

O vendômetro tem como objetivo medir quais clubes podem ter problemas esportivos (decorrentes da saída de algum jogador importante para o elenco) ou financeiros (caso não cumpram os valores que eles mesmos orçaram no início da temporada). Na segunda hipótese, de não vender atletas por valores suficientes, dirigentes precisarão elevar previsões de outros tipos de receitas, como bilheterias, patrocínios e televisão. Se tudo der errado e os gastos forem maiores do que as receitas, acabarão por endividar o clube para o ano seguinte.

Transferências de atletas orçadas e realizadas em 2019

Foto: GEVenda
Venda

Fonte: Orçamentos e GloboEsporte.com

Internacional e Palmeiras são exemplos que aguardam receitas consideráveis com o departamento de futebol, mas ainda não saíram do zero a zero. Enquanto os colorados venderam apenas Gabriel Dias, transação que não teve seu valor revelado, mas que certamente não é alta, os palmeirenses quase mandaram o atacante Deyverson para o mercado chinês. A negociação tinha sido especulada em R$ 51 milhões e adiantaria boa parte da lição de casa alviverde, mas foi interrompida depois que o jogador desistiu de se transferir para o Shenzhen FC.

Mesmo com a venda do lateral Moisés logo na pré-temporada, o Corinthians também está muito atrás no placar. A diretoria, que vem sendo reformulando a equipe alvinegra, precisará encontrar R$ 52 milhões para cumprir o que foi orçado pelo departamento financeiro.

Flamengo e Santos estão em situações similares. Sabedores desde o meio da temporada passada que teriam receitas consideráveis, com as saídas de Paquetá e Rodrygo, os dois clubes redigiram orçamentos com altas expectativas de receita nesta fonte. Ambos também venderam seus atacantes, respectivamente Henrique Dourado e Bruno Henrique. No entanto, ainda há necessidade de fazer dinheiro com jogadores.

Apenas o gremista pode ficar aliviado. Atletas vendidos deram conta de todo o valor previsto no orçamento – e ainda deixaram excedente

Ainda que os valores pendentes sejam menores do que os de adversários, Botafogo e Vasco estão em condições financeiras precárias, as piores da primeira divisão, e precisarão vender mais jogadores para pagar despesas e dívidas. Os botafoguenses já perderam Matheus Fernandes, Igor Rabello e Leandro Carvalho, inclusive para rivais locais, enquanto os vascaínos se desfizeram de Evander e Desábato.

O Atlético-MG tem um asterisco na sua principal transferência, pois parte da verba obtida com a venda de Emerson para o Barcelona será redirecionada para a Ponte Preta. Ainda não se sabe quanto. A diferença entre o que arrecadou com este negócio e o que está listado em seu orçamento precisará ser obtida com novas negociações.

Na primeira divisão, o único que cumpriu seu orçamento já nos primeiros meses do exercício foi o Grêmio. Marcelo Grohe e Jael foram vendidos para o exterior, a despeito das idades avançadas, respectivamente 32 e 30 anos. O jovem Tetê zerou a necessidade de vender mais jogadores e ainda deixou um excedente em relação ao que tinha sido orçado. Apenas o gremista pode esperar por uma temporada sem que o time titular seja desfalcado por necessidade de caixa.

Foto: GEVenda 2
Venda 2

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri