Futebol

Veja quem sai, quem fica, quem pode ficar e as situações indefinidas

O Vasco começou a definir com quais jogadores em fim de contrato vai querer contar em 2018. A diretoria tem se reunido ao longo da semana para formatar o planejamento da próxima temporada. Ao todo, 12 jogadores têm o vínculo se encerrando em dezembro com o clube.

Anderson Barros e Eurico Brandão estão à frente do planejamento do Vasco para 2018 (Foto: Sofia Miranda / Globoesporte.com)

A primeira providência, porém, é administrativa. Está prevista para os próximos dias a renovação com Anderson Barros, atual gerente de futebol, por mais um ano. É ele quem tem tocado o planejamento, ao lado de Eurico Brandão, vice-presidente de futebol.

Nem todos os casos de renovação são simples. Há jogadores emprestados que interessam, mas a permanência vai depender de um entendimento do Vasco com os clubes donos dos direitos econômicos. Confira cada caso:

Quem sai:

Rafael Marques, Eder Luis, Manga Escobar, Lucas Rocha, Thalles e Jomar

Os quatro primeiros têm seus contratos terminando neste mês. Deles, o mais aproveitado foi Rafael Marques, mas a tendência é de que ele não continue. A a diretoria tem a ideia de rejuvenescer o setor – Ricardo, da base, por exemplo, deve ganhar mais chances.

Thalles e Jomar estão fora dos planos, mas possuem contrato com o clube - situação diferente dos demais atletas citados. A tendência é de que eles sequer façam a pré-temporada com o elenco principal. Ambos desagradaram ao longo da temporada não só pelo rendimento, mas por questões comportamentais.

Quem fica:

Ramon e Breno

O Vasco vai exercer nos próximos dias a renovação automática de Ramon – isso está por detalhes burocráticos. Com isso, o lateral ficará por mais dois anos e ganhará um reajuste salarial previsto em contrato. Ele se recupera de lesão no joelho e só deve voltar aos gramados em abril.

Breno já teve uma primeira conversa com a diretoria. Seu contrato com o São Paulo se encerra em dezembro, junto com o empréstimo ao Vasco. Livre, ele encaminhou acerto com o Cruz-Maltino e deve fazer um contrato de longo prazo, com duração superior a dois anos. Restam detalhes contratuais.

Foto: Site Oficial do VascoJean
Jean

Quem pode ficar:

Jean, Wellington, Paulão e Kelvin

Estes jogadores estão nos planos do Vasco, mas, como pertencem a outros clubes, têm a continuidade condicionada a um acerto entre diretorias.

Jean depende do Corinthians. O clube paulista tem pendências financeiras com o volante, e uma definição só acontecerá depois disso. Além disso, o jogador se casa nos próximos dias, o que deve atrasar a decisão. A possibilidade de ele ficar é em caso de um novo empréstimo. Seu empresário ainda não foi procurado opelo Vasco.

Wellington pertence ao São Paulo, mas quer ficar – e o Tricolor não deve dificultar. A questão é o modelo de um acerto com o Vasco. O volante tem contrato com o clube paulista até agosto e poderia assinar de graça com outro time a partir de fevereiro. Um possível caminho é a rescisão amigável com os paulistas.

A situação de Paulão passa por uma composição financeira com o Internacional. O Vasco tem interesse em mantê-lo e confia nele como reserva imediato para Breno e Anderson Martins. Porém, o salário do jogador é alto, e um novo empréstimo precisaria elucidar essa questão. No momento, isso parece difícil.

Kelvin se recupera de grave lesão no joelho e só deve voltar aos gramados em março. O Vasco já entrou em contato com o Porto, e a tendência é renovar o empréstimo por mais um ano, para que o atacante finalize seu tratamento em São Januário e possa jogar. Entretanto, isso passa por estender seu contrato com os portugueses também.

Indefinido

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário