Futebol

Venda de Marrony ajuda departamento médico do clube

Além de fundamentais para acertar algumas pendências com o elenco, os R$ 16,4 milhões recebidos pela venda de Marrony ao Atlético-MG, em junho, também permitiram ao Vasco modernizar a aparelhagem que previne lesões e melhora a qualidade do treinamento dos atletas. Adquiriu um novo sistema e finalizou o pagamento de ferramenta que utiliza desde o início de 2019.

Parte da verba arrecadada fez o Vasco comprar um equipamento chamado Firstbeat, espécie de cinto que é colocado nos atletas abaixo do peito (por dentro do uniforme) durante os treinamentos. O sistema foi implementado em julho, quando Belmar Ramos Junior, representante da empresa no Brasil, esteve em São Januário por uma semana para viabilizar o funcionamento do mesmo.

O equipamento é utilizado por grandes clubes da Europa, casos dos ingleses Liverpool, Manchester City, Manchester United, Arsenal, do alemão Bayern e do espanhol Atlético de Madrid. No Rio, o Flamengo faz uso da ferramenta, e o Botafogo a adotou cinco temporadas atrás.

Coordenador científico do Vasco, Marcos Cézar explica que o monitoramento em tempo real proporcionado pelo equipamento facilita aos profissionais responsáveis pelo treinamento a optarem por diminuição ou aumento de carga em cima de determinados jogadores.

- É um instrumento que ajuda a comissão técnica a tomar decisões melhores, com dados objetivos sobre o desempenho dos atletas. Esses dados são obtidos através de uma análise profunda da variabilidade da frequência cardíaca. A plataforma transmite e armazena na nuvem os dados em tempo real, tornando o monitoramento e compartilhamento de informações entre todos os membros da comissão técnica mais rápido e eficaz - afirmou Marcos.

Marcos destaca também que o sistema, além de impedir a sobrecarga em atletas, consequentemente, diminui a incidência lesões.

- É capaz de monitorar em tempo real variáveis como a frequência cardíaca, o efeito do treino (TE), a TRIMP (impulso do treino), gasto energético, entre outras. Além de otimizar todo processo de periodização do treinamento, auxilia na prevenção do "overtraining" (perda de performance por excesso de treinamento) e de lesões.

Marcos Cézar cita especificamente duas funções que auxiliam a ele e aos colegas de comissão na prevenção de problemas físicos.

- Outras funções que possui são o Teste de Recuperação Rápida, que avalia a recuperação dos atletas em apenas três minutos, fornecendo uma porcentagem de recuperação (0-100%), identificando quais jogadores estão prontos para um treino pesado e quais estão sobrecarregados e correndo risco de se lesionar. E a Análise de Estresse e Recuperação, que acompanha os níveis de estresse de um jogador e observa os índices de recuperação durante um período de 24 horas.

Outro equipamento que ajuda a comissão técnica a acompanhar em tempo real as reações dos atletas ao treinamento, o STATSports, um GPS que é colocado por cima do uniforme, teve sua compra finalizada somente um ano e meio após a compra. O clube já o utilizava desde fevereiro de 2019.

Chefe do departamento médico do Vasco, Marcos Teixeira celebrou as compras dos dois equipamentos. Ele entende que os uso de ambos simultaneamente dará maior riqueza de detalhes à comissão técnica a respeito do rendimento dos jogadores nas sessões de treinamentos.

- Concluímos neste mês a compra de dois equipamentos importantes: o GPS STATsports e o First Beat. Este GPS, o mesmo usado por seleção brasileira, Juventus, PSG, Manchester United e Liverpool, já vinha sendo utilizado desde o início de 2019. Agora, porém, teremos maior capacidade de monitorização. O First Beat é um recurso que nos dará informação "real-time" sobre a reação e preparo físico do atleta na dependência do treino empregado. Isso possibilita melhor controle sobre as demandas físicas e necessidades de complementações durante as sessões de treino programadas.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir