Futebol

Vídeo de pequeno vascaíno chegou até ao presidente do PSG

Imagine dividir espaço com jogadores do quilate de Philippe Coutinho, Thiago Silva, William, Marquinhos, Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Paulinho num comercial da seleção brasileira para a Copa do Mundo da Rússia? Agora pense em fazer isso com apenas 11 anos? Foi o que aconteceu com o menino Kauã Valente, que se tornou conhecido na peça publicitária da Nike como o garoto que puxa a corrente de incentivo ao fim da propaganda.

Surpresa para muitos, o dom no discurso motivacional não é novidade para quem acompanha de perto o pequeno morador do bairro do Cachambi, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Kauã já tinha viralizado na internet ano passado com um vídeo onde, aos gritos e com muita seriedade, incentivava seus companheiros da então equipe sub-10 do Vasco - clube que atua - antes de uma final da categoria contra o rival Flamengo.

Nos 31 segundos da gravação (veja abaixo), nota-se rapidamente que o discurso é praticamente igual ao do comercial da seleção, o que deixa evidente que este foi exatamente o motivo que gerou o convite por parte da fornecedora de material esportivo.

“O Alex Adati, do time de criação da Wieden+Kennedy, trouxe a ideia de incluir o Kauã em uma reunião acreditando que a força do discurso que ele fez em um vídeo que viralizou no Whatsapp traria grande força para o fim do filme. Queríamos fechar o vídeo com um momento de time reunido numa roda pré-jogo, e a ideia se encaixou perfeitamente”, confirma ao UOL Esporte Barbara Casara, diretora de marca para futebol da Nike no Brasil, que destacou a desenvoltura de Kauã perante as câmeras:

“O Kauã tem um talento para discursos. Apesar dos 11 anos, impressiona com a maturidade na qual conversa com as pessoas e incorpora um briefing [termo para a preparação que é fita para o trabalho em questão]. No primeiro take ele estava um pouco nervoso com tanta gente assistindo ao redor da quadra, mas a partir do segundo, já falava naturalmente como se realmente estivesse em um estádio com torcida", disse a executiva.

Para Anísio, pai-coruja de Kauã e fiel companheiro do filho nos campeonatos de categoria de base, a postura do pequeno líder não causa surpresa. “Eles [diretores da propaganda] deixaram o Kauã bem à vontade, passaram para ele a ideia, que era para motivar os jogadores. Segundo palavras de um diretor da Nike, ele 'roda o mundo' e nunca tinha visto uma criança com aquela desenvoltura”, declarou.

O sucesso do comercial pode ser traduzido em números. Com apenas três dias da publicação no Youtube, o vídeo já teve cerca de três milhões de visualizações. A Nike avalia que o discurso de Kauã “foi assumido como mensagem nacional e emocional com a proximidade da estreia na Rússia”.

Desejo por valorização da qualidade técnica no futebol

Apesar de muito orgulhoso pela segunda viralização de seu filho na internet, Anísio ainda não está totalmente satisfeito. Ele deseja que Kauã também seja reconhecido pela qualidade técnica no futebol, algo que, em sua avaliação, ficou em segundo plano quando surgiu nas redes sociais pela primeira vez no famoso vídeo pelo Vasco.

Na ocasião, além do discurso que precedeu a final do sub-10 contra o Flamengo, Kauã foi o autor de um dos gols do título do clube cruzmaltino, uma bela cobrança de falta que sacramentou a vitória por 2 a 0.

“Muitas pessoas nem sabem que ele fez gol naquela final e foi campeão. Muitas perguntam quanto foi o jogo”, diz Anísio.

Paixão pelo Vasco e recusa ao Flamengo

Tanto Kauã como o pai fazem questão de frisar a paixão que o menino nutre pelo Vasco. O pequeno jogador, por exemplo, chegou a receber uma proposta para trocar o Cruzmaltino pelo rival Flamengo, mas nem pensou duas vezes em dizer “não”, tamanha a identificação que tem pelo clube alvinegro.

“Ele gosta muito do Vasco. Adora interagir com os torcedores. Ele não quis ir para o Flamengo”, revela Anísio.

Thiago Silva revela que vídeo de Kauã no Vasco chegou ao PSG

Lateral-esquerdo, Kauã tem como referência da posição o ídolo Marcelo, do Real Madrid e da seleção brasileira. Mas o menino também é fã de Paulinho - do Vasco e que está a caminho do Bayer Leverkusen (ALE) - de Neymar e de Thiago Silva, que numa postagem divulgada no Instagram do garoto, revela que o famoso vídeo dele discursando na corrente pelo Cruzmaltino chegou ao PSG, clube francês que o zagueiro da seleção atua. Segundo o defensor, até mesmo o presidente Nasser Al-Khelaïfi assistiu (veja abaixo).  

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri