Futebol

Visitante indigesto: Vasco tem vantagem sobre o Coritiba no Couto Pereira

O Vasco costuma ser um visitante indigesto para o Coritiba. Em busca de sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro, o time de Maurício Barbieri entra em campo, às 19h desta quinta-feira, com um retrospecto favorável no Couto Pereira, onde venceu mais do que perdeu enfrentando o Coxa.

A confiança está também no bom início vascaíno como visitante. A única vitória no campeonato aconteceu fora do Rio de Janeiro, na estreia contra o Atlético-MG, no Mineirão. O time ainda somou ponto no empate contra o Fluminense, que foi o mandante do clássico no Maracanã.

Vantagem no Couto Pereira

Este será o 18º jogo entre Coritiba e Vasco no Couto Pereira pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, o time carioca soma sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas. A última vez no estádio terminou em ponto para os vascaínos após empate em 1 a 1, pela Série B de 2021.

O Vasco ainda enfrentou o Coxa em outros cinco jogos como visitante pelo campeonato nacional. Em Curitiba, mas não no Couto Pereira, a equipe venceu uma vez, perdeu outra e empatou mais três. Nos 22 confrontos fora de casa, o Vasco marcou 21 gols e sofreu 20.

Contabilizando todas as competições, o Vasco ainda segue em vantagem sobre o Coritiba fora de casa. Em Curitiba, as equipes se enfrentaram 31 vezes no geral, com 11 vitórias vascaínas, 10 do Coxa e 10 empates.

Estádio é lembrança de último grande título

O último título de expressão do Vasco foi conquistado justamente no Couto Pereira. Apesar de derrota por 3 a 2 para o Coritiba, o time carioca levantou a taça da Copa do Brasil, em 8 de junho de 2011, após ter vencido por 1 a 0 o jogo de ida da final. A conquista marcou o fim de um jejum de oito anos do clube cruzmaltino, que havia sido campeão pela última vez em 2003, no estadual.

No primeiro jogo, Alecsandro marcou o gol da vitória vascaína. Na volta, o atacante também abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo, no Couto Pereira. Bill empatou aos 28, e o Coxa virou aos 44, com Davi. O confronto ficou tenso para o Vasco, que voltou pressionado do intervalo e viu a estrela de Éder Luis brilhar no início do segundo tempo. O Coritiba, aos 21, chegou novamente à frente do placar, com gol de Willian, e pressionou até o fim, mas os vascaínos seguraram o resultado.

No Couto Pereira, os quatro mil vascaínos presentes explodiram após o apito final. Foi o primeiro e único título da Copa do Brasil conquistado pelo Vasco.

Adversário em mau momento

Em Curitiba, o Vasco vai ainda tentar aproveitar a fase ruim do adversário. O Coxa não vence há mais de dois meses. O último triunfo foi em 23 de fevereiro, sobre o Humaitá, do Acre, pela Copa do Brasil. O time paranaense soma quatro empates e seis derrotas nos últimos 10 jogos, em que sofreu 22 gols.

O Vasco, por outro lado, perdeu apenas uma vez neste Campeonato Brasileiro e soma cinco pontos nas quatro primeiras partidas. Contra o lanterna, Maurício Barbieri planeja fazer um jogo mais propositivo e disputar mais a bola, mesmo jogando fora de casa.

- O fato de ser um jogo em casa ou fora de casa não condiciona a nossa estratégia. O que mais influencia é a maneira de o adversário jogar. A ideia do Vasco sempre é assumir o jogo e ser vertical, quando entendemos ser possível. A ideia contra o Coritiba é fazer a mesma coisa, mas depende de como eles vão se apresentar - afirmou o treinador na última terça.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir