Clube

VP de Finanças emite nota sobre declaração em reunião do Conselho

Nos últimos dias, circulam versões equivocadas sobre um determinado trecho da apresentação que fiz ao Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama na última segunda-feira, dia 29 de abril. Em respeito aos Conselheiros, aos sócios e a todos os torcedores, cabem os seguintes esclarecimentos:

Uma de minhas declarações na reunião foi erroneamente interpretada ou deliberadamente deturpada por agentes políticos do Clube. Durante a apresentação, ao me referir aos acordos firmados pelo Vasco da Gama com seus credores, disse, exatamente com estas palavras, que "o não pagamento foi pensado também na hora de elaborar os acordos". A frase acima, transcrita da minha apresentação, não tem outro significado se não o de esclarecer que, no fechamento dos contratos, buscamos negociar com os credores um prazo de carência para os vencimentos das parcelas, com a intenção de preservar a manutenção dos acordos em eventuais períodos de maior dificuldade financeira – como atualmente o Clube sabidamente se encontra, devido, principalmente, a penhoras e mudanças no fluxo de pagamentos relativos ao contrato com a Rede Globo. 

É obrigação de qualquer gestor financeiro contemplar, sim, a impossibilidade de pagamento de um determinado passivo na hora da sua renegociação.

Este expediente não apenas é uma praxe em negociações desta natureza como expressa o respeito e a boa fé da Diretoria Administrativa do Clube em relação a seus credores. Expressa também o zelo da direção do Vasco da Gama em celebrar acordos adequados à realidade financeira do Clube e que não acarretem novos riscos ou custos e tampouco comprometam o fluxo de caixa da instituição.

Estruturamos no Clube uma área específica para tratar das dívidas e acordos com a participação de profissionais das áreas jurídica e financeira, além da atuação de uma consultoria internacional especializada. Tal fato demonstra a postura profissional e responsável com que procuramos tratar as dívidas e negociar com os credores que, em sua maioria, datam de anos ou décadas. Um a um, todos os credores foram ou têm sido contatados e com todos eles esta Diretoria Administrativa tem procurado celebrar acordos dentro dos termos e condições possíveis para a realidade do Vasco. Em 2018, reduzimos nosso passivo em mais de R$ 90 milhões.

Em respeito aos ex-funcionários, ex-atletas, colaboradores e parceiros que trabalharam e contribuíram para a grandeza do nosso Clube e com os quais firmamos acordos de renegociação de dívida, esclareço e reafirmo que estamos empenhados na retomada dos pagamentos por ventura atrasados, o que será possível com a regularização de nosso fluxo de caixa.

Sigo à disposição, bem como todo o time focado na gestão destes passivos, para quaisquer esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

João Marcos Amorim

Vice-Presidente do Departamento de Finanças do Club de Regatas Vasco da Gama

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri