Futebol

Zé Ricardo elogia trabalho da base e lamenta atitude de Bruno Gomes

Apesar de estar em reconstrução e com muitas caras novas na equipe, o Vasco venceu com autoridade o Volta Redonda. O placar elástico, vitória por 4 a 2, surpreendeu o técnico Zé Ricardo, que afirmou que a vantagem construída no primeiro tempo (3 a 0), foi acima das suas expectativas.

“Eu não esparava. O placar foi surpreendente na questão numérica. Mas é normal, em um primeiro momento na estreia, ter esso tipo de coisa. O Volta Redonda deu espaço para o Pec que é muito rápido e conseguimos criar bastante por ali. Sobre ser o patinho feio, isso incomoda, mas com o apoio da torcida e eu escutei antes do aquecimento eles cantando forte. É uma torcida que empurra o tempo todo e isso nunca tive dúvida. Se mostrarmos um bom futebol, eles estarão do nosso lado. O futebol, do pouco que temos, temos que ter 100% daquilo que trabalhamos. Estamos felizes com o resultado, mas precisamos evoluir”.

Dos quatro gols marcados, dois foram feitos por jogadores criados em São Januário, Gabriel Pec e Juninho. Além deles, Ulisses foi titular e Figueiredo, Laranjeira e Riquelme entraram na partida. Zé Ricardo destacou o rendimento desses atletas e explicou como está sendo a relação com os crias da base.

“O trabalho que é feito nas categorias de base é de excelência. Conhecemos a base e sabemos que a subida tem muitas armadilhas. O que queremos é proteger nossos atletas, sem ser paternalista. Fiquei muito feliz em ver o Ulisses, nesse entre e sai, estava tenso, mas o que é normal. O Juninho foi muito bem. O Pec mostrou que pode ser uma peça fundamental. O Figueiredo foi bem, com muita pressão nos zagueiros. A gente precisa dar carinho, sem paternalismo. O esporte pede que o atleta amadureça, ainda mais em um clube como o Vasco. Precisamos ter paciência, porque eles darão bons frutos”.

Além de elogios, Zé Ricardo mostrou decepção ao falar de Bruno Gomes. O jogador revelado pelo Vasco entrou na Justiça do Trabalho pedindo rescisão do contrato. O treinador lamentou, mas destacou que quer apenas jogadores que desejam estar no clube.

“É complicado falar. Conversamos em duas oportunidades com o Bruno, falamos da importância dele no clube. É uma pena, gostaria que ele estivesse aqui. Mas aqui, tem que estar quem quer estar no Vasco. Não podemos tirar o espaço de alguém com um jogador que não quer estar aqui. Jogadores que estão no Vasco, querem estar aqui. A ideia está sendo passada e eles estão assimilando isso muito bem”.

O Vasco volta a jogar no próximo domingo, diante do Boavista, em São Januário. Nessa partida o técnico Zé Ricardo terá os reforços de Matheus Barbosa, Galarza, Getúlio e Vanderlei.

Mais respostas de Zé Ricardo

O jogo
“Quantificar é muito difícil nessa fase. Toda equipe tem margem de crescimento. Tivemos uma partida muito difícil. O Volta Redonda é um dos melhores times, tirando as equipes de camisa. O Volta Redonda vem trabalhando desde novembro, fez seis amistosos, enquanto nós fizemos dois. Por isso tivemos dificuldades e pedi a eles para que fizessem o que treinamos. Era esperado que o Volta Redonda pressionasse a gente, mas passamos aquele momento e acertamos no jogo, foi o momento principal. A experiência ajudou bastante para conquistarmos a vitória”.

Atuação aprovada
“Pela pressão da estreia, a questão de muitos estarem vestindo a camisa do Vasco pela primeira vez e ainda tem os meninos que sofreram bastante no ano passado. Então estamos em um processo. Fizemos um gol de bola ensaiada e outras coisas saíram bem. Tem coisas que erramos, mas precisamos celebrar. O importante é descansar e amanhã voltamos a trabalhar”.

Nenê
“O Nenê ajuda muito nas fases do jogo, principalmente quando tem espaço para jogar. Então criamos algumas movimentações para ele poder render mais. Pensei em tirá-lo do jogo para preservá-lo, porque teve Covid-19, mas entregou muito e resolvemos mantê-lo nos 90 minutos. Hoje o Nenê se doou, fez a parte dele, o Raniel também, o Figueiredo teve a mesma função de reter a bola. O Isaque o Laranjeira também fizeram o que eu pedi a eles. Todos estão de parabéns”.

Raniel
“Raniel é um atleta com alta qualidade técnica. Ataca o espaço com muita qualidade e tem se empenhado bastante. A conversa que eu tive com ele me deu confiança pela aposta. Ele está focado e tomara que esse gol aumente ainda mais a confiança dele. Tem um alto astral muito bom, participa em todos os aspectos do grupo. A sequência é o jogador que vai me dar”.

Desfalque de Vitinho
“O Vitinho é mais um jogador com essa característica. É leve, joga em mais de duas posições. Queria dar leveza para a equipe, mas sem perder o controle do jogo e a marcação. Quanto ao retorno, vou deixar para o departamento médico. Mas quem entrou, trabalhou bem e tínhamos a certeza que se encaixasse o jogo do Pec, teríamos um bom jogo. A nossa preocupação era passar a primeira barreira e depois criar as oportunidades. Conseguimos criar bastante. Jogadores que não entraram terão oportunidades. Nosso elenco é curto e por isso buscamos dois, três nomes. Os meninos querem acertar e fica evidente a cara do Vasco que queremos”.

Fonte: Jogada 10
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário