Futebol

Zé Ricardo promove rodízio de jogadores na Série B

Com um elenco inchado pelas contratações na temporada, seis delas seladas depois do Campeonato Carioca, o Vasco tem promovido um rodízio nos jogos da Série B do Brasileirão. As escalações do técnico Zé Ricardo pouco mudam, mas as opções no banco de reservas variam de jogo para jogo.

Na vitória sobre o CSA, por exemplo, Isaque foi relacionado pela primeira vez nesta Série B. E Luiz Henrique, que entrou aos 45 minutos do segundo tempo no lugar de Gabriel Pec, havia sido opção apenas no jogo da estreia, contra o Vila Nova. Os dois meias foram contratados no início da temporada.

Ao todo, o Vasco tem 38 jogadores no elenco principal, dos quais 33 já foram relacionados ao menos uma vez na competição. Entregues ao departamento médico desde antes da Série B, Sarrafiore, Laranjeira e Ulisses seguem em processo de recuperação e obviamente estão entre os que ainda não foram acionados.

O único jogador ainda não relacionados por opção foi o atacante equatoriano Jhon Sánchez. O Vasco também tem o meia Laranjeira, que se recupera de lesão um pouco mais grave desde antes da Série B.

O rodízio é uma solução encontrada pela comissão técnica para que todos os jogadores se sintam parte do grupo. Internamente, Zé Ricardo também costuma dar bastante importância ao desempenho nos treinos, o que tem influência no momento de fechar a lista com os 23 relacionados.

Titular na vitória de sábado, por exemplo, Getúlio sequer viajou com a equipe para Chapecó na terceira rodada. Por outro lado, o recém-contratado Zé Santos, que fez sua estreia justamente no empate com a Chapecoense, quando entrou no segundo tempo, desde então não foi mais relacionado. O centroavante que veio do Marcílio Dias é visto como um atleta empenhado, que ainda está se adaptando à rotina no Vasco e que, em breve, terá mais oportunidades.

Veja outros fatos sobre o rodízio:

  • O Vasco relacionou três goleiros uma vez só: Thiago Rodrigues, Fintelman e Alexander contra o CRB.
  • Banco na estreia contra o Vila Nova, Léo Matos não foi mais relacionado desde a chegada de Gabriel Dias.
  • MT foi relacionado apenas contra o Vila Nova, quando não saiu do banco.
  • Bastante utilizado no Carioca, Matheus Barbosa só passou a ser relacionado a partir do jogo contra a Chape (na ocasião, entrou nos acréscimos e jogou por um minuto).
  • A vitória sobre o CSA foi o jogo com mais meio-campistas relacionados: 10.

Do elenco, Weverton, Edimar, Riquelme, Quintero, Anderson Conceição, Zé Gabriel, Yuri Lara, Bruno Nazário, Nenê, Andrey, Gabriel Pec, Raniel e Figueiredo foram relacionados para todos os seis jogos disputados até aqui.

  • Relacionados para 5 jogos - Thiago Rodrigues, Alexander, Zé Vitor, Getúlio e Gabriel Dias.
  • 4 - Lucas Oliveira, Matheus Barbosa e Danilo Boza.
  • 3 - Juninho, Vinícius e Palacios.
  • 2 - Vitinho, Luiz Henrique, Fintelman e Erick.
  • 1 - Léo Matos, MT, Zé Santos, Isaque e Halls.

Com a iminente volta de Erick, que está em fase final de recuperação de lesão na coxa e tem chances de enfrentar o Bahia, Zé Ricardo provavelmente vai ter que abrir espaço entre os 23 jogadores para o jogo do próximo domingo.

Depois de folga nos dois últimos dias, o Vasco se reapresenta nesta terça-feira, no CT Moacyr Barbosa, para dar início à preparação para o confronto contra o Bahia. A bola rola no domingo, às 16h (de Brasília), com transmissão da TV Globo.

Fonte: Globo Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri