Futebol

Zeca e Léo Matos resolvem velho problema no Vasco

Fazia tempo que uma dupla de laterais não agradava tanto no Vasco como a atual. Mais do que se firmarem como titulares, Zeca, pela esquerda, e Léo Matos, na direita, puseram fim ao desânimo dos torcedores cruz-maltinos pelos lados do campo e resgataram a esperança de um futuro melhor nas posições mais questionadas nos últimos anos no clube.

Se na temporada passada Neto Borges e Yago Pikachu deixaram muito a desejar, Zeca e Léo Matos são protagonistas no estilo de jogo adotado pelo técnico Marcelo Cabo, em que os laterais atuam como verdadeiros alas, enquanto a retaguarda fica protegida com a presença de um terceiro zagueiro ou de um volante que se alinha aos homens de trás. Na defesa, a dupla também vem se destacando com uma marcação eficiente quando não avança.

No último sábado, contra o Madureira, Zeca e Léo Matos foram decisivos no triunfo que colocou o Cruz-Maltino na final da Taça Rio. Enquanto o lateral-esquerdo foi bem na marcação e ainda fez a jogada do primeiro gol, com drible e bom cruzamento, o dono do lado direito participou dos dois gols ao servir Marquinhos Gabriel e dar assistência para Cano garantir o triunfo vascaíno. Desde que chegou ao clube, o camisa 3 contabiliza oito assistências e aparece como o segundo maior garçom do atual elenco.

Outro ponto positivo é que Matos manteve a regularidade durante os 90 minutos, sem ser punido pelo árbitro. Antes criticado e chamado de “Yellow Matos” pela quantidade alta de cartões amarelos – são 14 em 29 jogos pelo Vasco -, o lateral-direito de 34 anos parece ter cumprido a promessa de se adaptar ao estilo de jogo no Brasil, onde considera que o futebol tem menos contato do que na época em que estava na Ucrânia. Nas últimas três partidas, foi advertido apenas uma vez.

Prestes a completar 27 anos, Zeca despontou no Santos como um jogador de Seleção Brasileira. Destro, atua nas duas laterais. Pela esquerda, o camisa 37 deu uma segurança que há muito tempo não se via na Colina e tem sido considerado o melhor reforço do Vasco para esta temporada.

Fagner, hoje no Corinthians, foi a última boa referência atuando na direita. Ramon, pela esquerda, viveu boa fase em sua primeira passagem em São Januário, mas Zeca vem demonstrando potencial de sobra para, ao lado de Léo Matos, provar que nesta temporada as laterais serão um dos pilares do Cruz-Maltino rumo ao objetivo de retornar à elite nacional.

Fonte: Jogada 10
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri