Futebol

Zinho e Jorginho encontram semelhanças entre Vasco e seleção do tetra

De acordo com as circunstâncias, vencer uma Copa do Mundo e escapar de um rebaixamento para Série B podem ter semelhanças: a pressão sobre o grupo, a necessidade de vencer sem se expor, o sacrifício de algum jogador em função do esquema de jogo. Vinte e um anos depois do título nos Estados Unidos com a seleção brasileira, Jorginho e Zinho reencontram no Vasco certos elementos daquela conquista.

Em 1994, a cobrança sobre os jogadores era enorme. O Brasil não vencia o Mundial há 24 anos e o ambiente era de críticas e descrença. Coube ao técnico Carlos Alberto Parreira e às principais lideranças daquele grupo, incluindo Jorginho e Zinho, criarem uma onda de comprometimento e confiança pela causa. Foi justamente isso que a dupla conseguiu instaurar quando desembarcou em São Januário, com o risco de rebaixamento no Brasileiro à beira dos 99%.

- Todo mundo está remando para o mesmo lado. Todos contribuindo. Esse é o espírito do Vasco hoje. Começamos a ter um horizonte melhor, mas precisamos pensar jogo a jogo, sem ansiedade - afirmou Jorginho.

O mérito do treinador vai além da questão motivacional. Depois de muito tempo, o Vasco passou a ter consistência em campo neste Brasileiro. A começar pela defesa, que parou de sofrer tantos gols, e chegando ao ataque, que passou a ser mais efetivo. Longe de jogar bonito, o time da Colina hoje é ao menos eficiente e aplicado, dois adjetivos rotineiramente atribuídos àquela equipe da qual Jorginho e Zinho foram titulares. Se não encantou o mundo, o time de 1994 cumpriu o dever e ergueu a taça.

O troféu para o Vasco e a dupla atualmente não é dourado como o do Mundial nos EUA. Ser campeão significará apenas estar na Série A em 2016. A meta é bem menos nobre, mas nem por isso não exige sacrifícios. Andrezinho tem atuado como terceiro homem, com obrigações de marcar, semelhante ao atual auxiliar técnico vascaíno, que na Copa do Mundo aceitou papel de coadjuvante ao cumprir tal função tática.

- Quando você trabalha e cria um ambiente favorável, isso facilita. Temos um desejo muito grande de sair da zona - ressaltou Jorginho.


 

Fonte: Extra
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Botafogo Botafogo 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (37,50%)
Empates 3 (37,50%)
Derrotas 2 (25,00%)
Total 8
Gols
Marcados 11 (64,71%)
Sofrido 6 (35,29%)
Total 17
Saldo 5
Cartões
Amarelos 6 (75,00%)
Vermelhos 2 (25,00%)
Total 8