Futebol

Alessandro afasta "fantasma" de Prass, vence concorrência e se firma no gol

O começo do ano tem sido um desafio para Alessandro. O goleiro de 24 anos experimenta pela primeira vez na carreira o gosto de ser titular de uma equipe profissional. Substituto de Fernando Prass no Vasco, o jovem arqueiro mostrou no clássico contra o Fluminense que tem potencial para afastar o fantasma do antigo dono da posição. A confiança da comissão técnica também lhe rendeu uma vitória sobre o concorrente Michel Alves, contratado neste ano.

Com menos de um mês de temporada, Alessandro já superou de longe os números de sua carreira. Até o final do último ano, o goleiro havia disputado apenas três partidas oficiais pelo Vasco, clube que já defende desde 2010. Coincidentemente, o arqueiro tinha vencido todos os três confrontos, contra Bangu (3 a 1), Friburguense (2 a 0) e Fluminense (2 a 1). Em 2013, o jogador atuou em todos os seis jogos do Cruzmatino na Taça Guanabara.

“Cheguei ao Vasco há quatro temporadas, como a quarta opção. Lutei e conquistei meu espaço. Acho que agora chegou a hora de mostrar meu trabalho. No ano passado tive algumas oportunidades e acho que correspondi à altura. Quero agarrar essa chance e seguir os passos do Fernando Prass, que era um goleiro bastante regular”, disse Alessandro.

A falta de ritmo atrapalhou o goleiro nos primeiros compromissos da temporada. Sem uma sequência de jogos desde a disputa do Brasileiro Sub-23 pelo clube, em 2010, Alessandro teve atuações irregulares no início do Carioca. Contra o Fluminense, porém, o arqueiro conquistou a confiança da torcida com defesas espetaculares, como uma praticamente à queima-roupa em finalização de letra de Marcos Junior.

A vaga como titular, no entanto, não caiu do céu para o jovem arqueiro, mesmo após a ida de Fernando Prass para o Palmeiras. Considerado inexperiente, o jogador ganhou a concorrência de Michel Alves no início deste ano. O ex-goleiro do Criciúma chegou para assumir a posição antigamente ocupada por Prass, a de homem mais experiente do gol vascaíno. No campo, porém, Alessandro ganhou seu espaço e agora deve ser mantido na equipe principal.

Mas nem tudo é só tranquilidade para o goleiro. Embora tenha sido um dos melhores em campo no clássico contra o Fluminense, Alessandro tem sofrido muitos gols neste início de Estadual. O jogador é o último homem da defesa do Vasco, que tomou 10 gols em 6 jogos, uma média elevada. Na competição, dentre 16 times, a rede vascaína só não foi balançada mais vezes que outras quatro equipes, e é a pior entre os grandes.

Fonte: UOL Esporte
  • Quinta-feira, 29/01/2026 às 20h00
    Vasco Vasco 1
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
  • Segunda-feira, 02/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 05/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Rayan 2
Puma 2
Philippe Coutinho 2
Jogos
Vitórias 2 (40,00%)
Empates 1 (20,00%)
Derrotas 2 (40,00%)
Total 5
Gols
Marcados 8 (61,54%)
Sofrido 5 (38,46%)
Total 13
Saldo 3
Cartões
Amarelos 4 (66,67%)
Vermelhos 2 (33,33%)
Total 6