O técnico Alfredo Sampaio foi o único que chegou a três semifinais consecutivas de turnos do Campeonato Carioca nos últimos três anos. Em 2006, foi campeão da Taça Rio com o Madureira e em 2007, venceu a primeira partida contra o Flamengo na decisão da Taça Guanabara, mas perdeu a segunda por 4 a 1. Nesta ocasião, viu seu time ser claramente prejudicado pela arbitragem, que deixou de marcar um pênalti sobre o atacante Marcelo. O atacante e artilheiro do Estadual acabou expulso e ficou fora da segunda partida. Dessa vez, porém, ele não teme nada. À frente do Vasco, e sem a sombra de Romário há pouco mais de uma semana, ele sabe o que fará a diferença para chegar à terceira final seguida.
- Naquele episódio eu creio que pesou um pouco a camisa. Mas dessa vez eu também vou ter uma torcida enorme atrás de mim, o que eu não tive em 2006 e 2007.
Recém-chegado ao clube, Alfredo vai encarar logo de cara o clássico que é tratado como final em São Januário. Apesar do pouco tempo de casa, o treinador já percebeu a atmosfera que envolve o jogo, mas disse que ainda não está "pilhado" com a partida.
"Na pilha eu não entrei, mas já tomei consciência da importância do jogo, é nítido em São Januário. Nós todos já percebemos o quanto de responsabilidade que nós temos. Esse jogo mexe com todo mundo, mas não podemos desfocar do nosso objetivo principal, mas todo têm conciência da importância dese jogo para o clube".
Alfredo disse também que não acha que o jogo do Flamengo pela Libertadores vá facilitar a vida dos seus comandados e que os rubro-negros vão se superar em busca da vitória. Por fim, o técnico confirmou o que já era esperado e vem sendo muito sonhado pela torcida.
"O Edmundo vai para o jogo. Só não sei ainda se vai começar jogando ou entra no decorrer do jogo".