Futebol

Análise: 'Empate do Vasco está longe de condizer com a má partida do time'

No jogo que seria o mais importante da sua campanha até aqui nesta Série B, o Vasco acabou fazendo, talvez, a sua pior atuação em todo o torneio, embora tenha conseguido o empate com o Náutico em 1 a 1 no fim. Mesmo que tenha escalado o que tinha de melhor à disposição, com as peças que vêm jogando regularmente pela equipe, Marcelo Cabo conseguiu ao menos melhorar o time ofensivamente para o segundo tempo, o que demonstra que o time ainda depende muito de lampejos individuais e carece de força coletiva, independentemente de quem joga.

O Vasco teve um primeiro tempo muito abaixo. Mesmo tendo chegado com perigo antes que o adversário e marcado um gol — corretamente anulado por impedimento —, o time praticamente só assistiu ao Náutico jogar. Em seguida, o time pernambucano passou a dominar as ações e abriria o placar após boa cobrança de escanteio, que o atacante Vinicius completou.

Cérebro do meio de campo vascaíno, Marquinhos Gabriel teve uma das piores atuações (se não a pior) pelo clube. E talvez tenha sido ele um dos principais erros de Cabo no jogo. O treinador não só não sacou o jogador após o intervalo (sacou MT e Galarza, este em atuação ainda pior, diga-se), como o manteve em campo até os 33 da segunda etapa.

Para a sorte vascaína, foi justamente com a saída do meia que o jovem Arthur Sales entraria em campo — ainda que tardiamente. O jovem recuperou a bola, tabelou com Cano e deu ótimo passe de calcanhar para Morato, livre, marcar o gol de empate do Vasco.

Outros titulares da equipe, Gabriel Pec (que vinha de boas atuações, diga-se) só apareceu no jogo quando levou um amarelo por cavar uma falta na entrada da área, enquanto que Zeca, Andrey e Léo Matos pouco chegaram à frente e, mesmo assim, tiveram atuação fraca defensivamente. Até o zagueiro e capitão Castán, líder do elenco, escorregou em bola fácil na defesa e cedeu boa chance ao Náutico, quando ainda estava 1 a 0.

Em compensação, Léo Jabá e Juninho, que saíram do banco no intervalo, melhoraram a equipe, que passou a levar mais perigo ao gol do Náutico. No entanto, era o time pernambucano que seguia melhor, criando várias chances de aumentar o placar em São Januário.

Mas brilhou a estrela de Vanderlei. Apontado como um dos responsáveis pelo empate cedido ao Coritiba na última terça, o goleiro voltou a ter nova atuação de gala, mantendo a desvantagem do cruz-maltino em apenas um gol em três oportunidades claras do adversário e ainda salvando o time da derrota já no final da partida, na mais difícil das muitas defesas que fez ao longo do jogo.

A atuação coletiva do Vasco foi muito abaixo para quem briga pelo acesso, principalmente com a inconstância quando atua em seus domínios — são duas derrotas e um empate até aqui.

Fonte: Globo Online
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78