Marca de apenas oito gols em 19 jogos foi obtida em 2007 e 2013, e equipe alcançará caso não faça gols diante do Coritiba. "Sina" dos lanternas da metade do campeonato também incomoda
Último colocado do Campeonato Brasileiro ao fim da 18ª rodada, com 13 pontos e 11 derrotas, o Vasco faz sua pior campanha em um primeiro turno da competição. Para se ter uma ideia, nos anos em que foi rebaixada, a equipe terminou a primeira parte com 19 pontos em 2008 e 24 em 2013. Números alarmantes, assim como o recorde negativo que os comandados de Celso Roth podem igualar. Com apenas oito gols marcados, o time de 2015 tem a mesma marca dos piores ataques de um turno na história dos pontos corridos. Somente América-RN em 2007 e Corinthians em 2013, ambos no segundo, balançaram tão pouco as redes. O primeiro acabou rebaixado, mas o segundo também sofria poucos gols e conseguiu uma campanha de meio de tabela.
O Vasco ainda tem a 19ª rodada para se livrar da marca, contra o Coritiba no Maracanã. Mas, caso não faça gols, pode ficar sozinho com o feito incômodo quando trata-se apenas de primeiro turno. O atual é do Criciúma, no ano passado, com nove gols - a equipe acabou rebaixada. Náutico, com 10 em 2013, e Bahia, com 11 em 2014, também se destacam. O número atual vascaíno é tão baixo que é inferior ao do artilheiro da competição, Ricardo Oliveira - que marcou 10 vezes - e idêntico ao do vice-artilheiro, Alexandre Pato.
Com três empates nas primeiras três rodadas, o Vasco só marcou seu primeiro gol diante do Internacional, na terceira partida. Depois, passou três jogos em branco até descontar diante do Cruzeiro, em casa pela 7ª rodada, dando início a "melhor sequência" de seu ataque, que fez gols nos jogos seguintes contra Sport, Flamengo e Avaí. Na 14ª, marcou mais de um pela única vez contra o Fluminense, na vitória por 2 a 1. Diminuiu diante do Palmeiras no confronto seguinte e desde então não fez mais.
Riascos é o artilheiro da equipe com três gols marcados. Também conseguiram o feito raro para o torcedor cruz-maltino: Lucas, Rodrigo, Emanuel Biancucchi, Andrezinho e Jhon Cley.
Com 20 clubes, lanterna do primeiro turno nunca se safou
Se a luta é para que o ataque melhore, que seja logo no confronto direto contra o Coritiba no último jogo do primeiro turno. Isso porque o histórico mostra que o lanterna ao fim de 19 rodadas tem enorme dificuldade para se livrar do rebaixamento ao fim da competição. O Vasco depende só de suas forças, já que uma vitória simples faz os cariocas ultrapassarem os paranaenses.
Desde que o Brasileiro é disputados por 20 clubes nos pontos corridos, nunca uma equipe que terminou na lanterna do primeiro turno conseguiu evitar a queda. De 2006 até 2014, os que tiveram a ingrata e não cumprida missão, em ordem cronológica: Santa Cruz, América-RN, Ipatinga, Sport, Goiás, América-MG, Figueirense, Náutico e Vitória.