Outros Esportes

Basquete: Cestinha do 1° tempo contra o São José, Humberto fala sobre o jogo

Com atuações contundentes de Eugeniusz (vindo do banco), Marquinhos, Humberto e Jamaal, o R10 Score Vasco da Gama dá ponto final na série de oitavas contra o Farma Conde/São José Basketball, em plena Farma Conde Arena. Com a vitória de 88 a 83 desta sexta-feira (02/05), o Cruzmaltino iguala sua melhor campanha na história do NBB CAIXA, avançando pela segunda vez seguida às quartas de final. E já sabe que seu adversário será quem foi líder da temporada 2024/25, o KTO Minas. O Sanja, tal como nas últimas três temporadas que se classificou aos playoffs, para pela quarta vez nas oitavas.

Artilharia pesada

Quando um pivô como Renato Carbonari começa a partida quente e acertando duas bola de três logo nos primeiros ataques, é sinal que o nível de concentração dos times está no máximo. Ainda mais se a resposta vem com duas bolas de três de Marquinhos. Desse modo, com grande volume ofensivo, Farma Conde/São José Basketball e R10 Score Vasco da Gama tocaram o primeiro quarto. Ao todo, 12 assistências (5 a 7) no período, que terminou 29 a 28 para o time visitante. Humberto anotou nove pontos para o Cruzmaltino e Carbonari, oito para o Sanja, como maiores pontuadores.

Estica e puxa

Quando o R10 Score Vasco da Gama reassumiu a liderança na segunda parcial, ainda nos primeiros minutos, iniciou-se uma espécie de “cabo de guerra”, com muita tensão na corda. O Cruzmaltino abria seis ou sete pontos, o Farma Conde/São José Basketball corria atrás para não deixar escapar. O empate veio com dois arremessos de lances livre de Douglas dos Santos. O Gigante da Colina voltou a abrir sete no fim do quarto, principalmente com uma defesa mais sólida, para vencer por 25 a 19. Humberto somou mais oito, chegando a 17 pontos, sua maior pontuação na temporada 2024/25.

Banco que faz a diferença

Matheus Eugeniusz, na última temporada, venceu o prêmio de Melhor 6º Homem. O terceiro quarto do ala/armador do R10 Score Vasco da Gama mostrou mais uma vez porque o prêmio foi merecido. Anotou 11 dos 20 pontos do time carioca, que chegou a abrir 17 pontos no 71 a 54 justamente com uma bola de três de Eugeniusz. Mas, o Farma Conde/São José Basketball não queria ser eliminado em casa e a Águia passou a escalar a montanha. Permitiu apenas mais três pontos nos últimos três minutos e meio e anotou mais 11, encurtando para nove a distância ao final

Queimando gordura

Apesar de ficar quase cinco minutos sem pontuar, três e meio deles só no começo do quarto decisivo, o R10 Score Vasco da Gama teve pouco prejuízo no placar nesse tempo. Foi justamente quando começou a pontuar na parcial que o Farma Conde/São José Basketball encurtou mais a distância. O Cruzmaltino voltou a ter uma gordura para queimar na bola de fora do perímetro de Paulichi, com 87 a 75. Flertou com o perigo parando de pontuar novamente por mais de três minutos, mas teve a experiência e frieza necessária para controlar o ímpeto adversário na sua defesa. O Sanja até venceu a parcial 18 a 14, mas a escalada foi íngreme demais até para a Águia, que se despediu com muita dignidade de mais uma temporada.

Cestinha do primeiro tempo

“De modo geral, a série foi muito boa, todos os jogos tirando o que perdemos, tivemos o controle do jogo, soubemos sofrer no momento que tinha que sofrer, também soubemos jogar na frente. Mérito de toda a equipe e mérito da comissão técnica, que fez uma estratégia boa para que diminuíssemos bem o volume dos principais jogadores deles. Em alguns momentos, conseguimos e outros momentos não, mas tivemos cabeça a série toda para fechar na hora certa. E esse jogo, um jogo na cara do R10 Score Vasco da Gama, não precisávamos sofrer tanto, mas faz parte do jogo. Superamos os momentos de dificuldade do jogo. E feliz porque conseguimos nosso objetivo. Vamos descansar agora que já vem mais uma pedreira pela frente”, comemorou Humberto.

Já o técnico do Farma Conde/São José Basketball, Régis Marrelli, reconheceu os méritos do adversário. “Foi um grande jogo, mas o Marquinhos desequilibrou demais e, a partir dele, começaram a sobrar outros jogadores quando tentávamos pará-lo. Ele foi um fator decisivo durante toda a série. O Humberto também teve um grande primeiro tempo e isso complicou um pouco nossa estratégia na defesa. Tivemos alguns jogadores abaixo em produção no ataque e isso pesou no final também. O Vasco foi merecedor de avançar e agora é hora de pensar na próxima temporada.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.5

Fonte: LNB
  • Quinta-feira, 01/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Operário Operário 1
    Copa do Brasil Estádio Germano Krüger
  • Domingo, 04/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Quarta-feira, 07/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Puerto Cabello Puerto Cabello
    Copa Sul-Americana Estadio Misael Delgado
  • Sábado, 10/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A Barradão
  • Terça-feira, 13/05/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Lanús Lanús
    Copa Sul-Americana La Fortaleza
  • Sábado, 17/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 14
Jogos
Vitórias 9 (36,00%)
Empates 9 (36,00%)
Derrotas 7 (28,00%)
Total 25
Gols
Marcados 31 (56,36%)
Sofrido 24 (43,64%)
Total 55
Saldo 7
Cartões
Amarelos 55 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 55