Protagonistas do "clássico dos desesperados" nesta terça-feira, por ocuparem as duas últimas posições do NBB até então, Vasco e Botafogo vão voltar à quadra nesta quinta-feira, em casa, em nova rodada da competição. Em partida decidida apenas no fim e mesmo sem jogar bem, os vascaínos, que não ganhavam há três jogos, vêm de vitória sobre os alvinegros por 72 a 68, na Arena Carioca 1 do Parque Olimpico, a Nova Casa do Basquete. Nesta quinta-feira, às 20h, em São Januário, vão enfrentar o Campo Mourão. O Vasco está apenas em 11º lugar, com 9 pontos e 28,6% de aproveitamento.
Último na classificação, com 8 pontos e 14,3% de aproveitamento, o Botafogo terá pela frente, também às 20h, em General Severiano, um dos favoritos ao título, o Paulistano, sexto colocado com 13 pontos e 62,5% de aproveitamento. O terceiro carioca a se apresentar nesta quinta-feira é o Flamengo, que vem de quatro triunfos seguidos e vai se confrontar com o atual campeão do NBB, o Bauru, na casa do adversário. Os rubro-negros estão em terceiro, com 9 pontos, mas 80% de aproveitamento. Já o Bauru está em quinto, com 13 pontos e aproveitamento de 62,5%.
No caso do Vasco, uma equipe formada com atletas de nível de seleção e cujo objetivo é o de lutar pelo título, há ansiedade e insatisfação. Todos - time, comissão técnica e torcida - tê consciência de que mesmo no início do campeonato, a equipe não poderia ter o atual retrospecto de cinco derrotas e apenas duas vitórias em sete confrontos. Minutos depois do triunfo no clássico carioca, Guilherme Giovannoni fez comentários sobre o panorama da equipe, além de alertar quanto ao Campo Mourão.
- Vai ser mais um jogo difícil. Não podemos desprezar quem quer que seja. Campo Mourão tem um bom time e é muito aguerrido - comentou. - A ansiedade está matando o nosso time.
Já questionado por alguns no clube, que gostariam de contar com um treinador mais experiente, o técnico André Barbosa ressaltou que a cobrança existe dentro do próprio grupo.
- Todos nós sabemos da importância de jogar no Vasco, e nós só conhecemos realmente os atletas no momento de uma derrota. Algumas coisas vêm-se acumulando desde nossa primeira derrota, e a expectativa a nosso respeito é muito grande - comentou. - Mas vejo isso pelo lado positivo. Precisamos crescer com isso (momento difícil). E estamos crescendo e criando uma identidade e um casco para o que vai vir pela frente.
A respeito da comentada ansiedade, Dedé acha que a vontade de acertar é tão grande, que o elenco às vezes tropeça na própria vontade. Sobre o adversário desta quinta, o considera muito difícil:
- É um time experiente e que, está claro, joga bem melhor fora de casa.
Flamengo põe à venda ingressos para clássico com o Vasco, com torcida única
No Botafogo, o discurso é o de finalmente acender a chama. O técnico Márcio Andrade lamentou que, contra o Vasco, tenha perdido seu armador, o americano Jamal, devido a uma lesão no ombro no fim do terceiro período, quando este estava desequilibrando as ações a favor de sua equipe. Ainda não há definição se poderá jogar. Mesmo assim, ele e seu auxiliar João Batista estão confiantes.
- O Paulistano é uma das melhores equipes da liga, tem um técnico reconhecido (Gustavo Conti), um excelente elenco, dois otimos estrangeiros (Nesbitt e Fuller). É a equipe a ser batida - reconheceu Andrade. - Mas vamos lutar com as armas que temos. Não vamos nos entregar, até porque eu e a comissão técnica estamos acostumados a superar adversidades.
Quem deverá ter muitas adversidades nesta rodada é o Flamengo, contra o Bauru. Reforço do elenco rubro-negro na temporada, o armador venezuelano Cubillán vem elogiando o NBB, que considera uma liga muito mais estruturada que a de sua terra natal, onde se joga até quatro vezes por semana ao passo que no Brasil, são dois jogos em tal período de tempo.
-- Estamos pensando jogo a jogo. Nossa prioridade, agora, é Bauru. Só podemos pensar neles, em nada além. As outras equipes vão sempre querer vencer o Flamengo e nós temos que ser cientes de que vamos enfrentar grandes adversários.
O rubro-negro já abriu a venda de ingressos para o clássico com o Vasco, no dia 30 de dezembro, às 14h (de Brasília), marcando a estreia do Flamengo na Arena Carioca 1. Por medida de segurança, haverá torcida única, apenas a do mandante, no caso o clube da Gávea. Os ingressos estão à venda por R$ 20,00 (inteira) e RS 10,00 (meia), podendo ser adquiridos no site do Guiche Web antecipadamente.
Mais lidas