O Vasco enfrentará o Bahia, neste domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova, com o difícil objetivo de sair da má fase de quatro derrotas seguidas. Se até o último mês, torcedores já faziam as contas para chegar à Libertadores, agora voltam a olhar para baixo, na zona de rebaixamento. A notícia boa, é que a a chance de cair é praticamente nula (0,96%). Contudo, a possibilidade de voltar à Copa Libertadores (0,19%) é semelhante.
São as projeções da Bola de Cristal, ferramenta desenvolvida pela UFMG. A equipe do treinador Fernando Diniz foi do céu ao inferno em poucas rodadas. A equipe saiu de quatro vitórias seguidas para quatro derrotas. Com 42 pontos, o Vasco figura na 13ª posição, 11 pontos e seis posições atrás do Bahia, primeiro time no G-7 dos times que vão à competição.
Sul-americana é sonho alcançável
Agora, a diferença para o pelotão de baixo é bem menor. O Vitória, 17º colocado, tem 36 pontos, seis a menos que o cruz-maltino. Mas com um calendário duro pela frente, as possibilidades de recuperação também são baixas. O rubro-negro baiano terá o Sport, fora de casa; o Mirassol, em casa; o Bragantino, fora; e o São Paulo, em casa.
O Vasco, no entanto, tem grandes chances de participar de outra competição continental, a Sul-Americana. Mesmo perdendo para o Grêmio na última rodada, em um confronto direto pela última vaga no torneio, a equipe mantém 65,7% de chances de disputar.
Para isso, precisará voltar ao caminho da vitória nos próximos jogos. Além do Bahia fora de casa, a equipe enfrentará o Internacional e o Mirassol em São Januário e fechará o Brasileirão com o Atlético-MG na Arena MRV.
Mais lidas