Futebol

Botafogo derrota o Vasco em jogo de oito gols

- Num clássico eletrizante, repleto de emoção e gols, o Botafogo derrotou o Vasco por 5 x 3, neste domingo, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no jogo que marcou a reabertura do Maracanã. Zé Roberto, Lúcio Flávio, Reinaldo, Ruy e Felipe Adão marcaram os gols alvinegros, enquanto Romário fez os três do Vasco.

Com o resultado, o Botafogo lidera o Grupo B da competição, com nove pontos ganhos. O Vasco tem seis pontos, mesmo número do Friburguense (que derrotou o Volta Redonda por 2 x 1), mas leva vantagem no saldo de gols. Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o América, em Edson Passos, enquanto o Botafogo encara o Volta Redonda, na casa do adversário.

O Botafogo começou o jogo no ataque e teve sua primeira chance logo aos dois minutos: Zé Roberto fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Marcelinho cabecear sobre o gol defendido por Roberto. Aos quatro, Zé Roberto driblou Éder e chutou no canto, colocando o Alvinegro em vantagem.

Atordoado pelo gol, o Vasco tinha dificuldade para conter o ímpeto alvinegro. Aos 10 minutos, Lúcio Flávio cobrou falta a Roberto defendeu. Porém, o minuto seguinte, Max saiu do gol com os pés e cortou um lançamento para Alex Dias. Aos 12, Morais cruzou da esquerda e Alex cabeceou para fora.

Romário, que nos dias que antecederam ao clássico trocou os treinos pela Cabofolia, Carnaval fora de época da Região dos Lagos, não conseguia sequer tocar na bola. Além de muito marcado, o atacante parecia sentir o efeito do forte calor da tarde carioca e não conseguia assustar a zaga alvinegra.

Aos 25, Bill cruzou e Marcelinho cabeceou para fora. Um minuto depois, Reinaldo recebeu livre, mas chutou em cima do goleiro Roberto. Porém, aos 27, Scheidt perdeu a bola para Alex Dias, que tocou por cobertura, mas Max evitou o gol de empate vascaíno com uma bela defesa.

Romário só deu o ar de sua graça aos 29 minutos, quando tocou de perna direita e a bola passou bem perto do gol defendido por Max. Ao 28, o Baixinho chutou por cobertura e o goleiro alvinegro brilhou mais uma vez. Aos 31, Zé Roberto driblou Diego e chutou com perigo, para fora.

Aos 34 minutos, Fábio Baiano recebeu e tentou servir Romário, mas Scheidt cortou o passe. Dois minutos depois, Zé Roberto chutou mal, perdendo a chance. Pouco depois, Ygor fez falta violenta em Thiago Xavier e foi expulso. Aos 43, Bill bateu forte e Roberto evitou o segundo gol alvinegro.

No intervalo, Renato Gaúcho colocou Abedi na vaga de Fábio Baiano. O Vasco voltou melhor e, logo no primeiro minuto, Romário chutou forte e obrigou Max a fazer boa defesa. E, aos quatro minutos, o Baixinho recebeu de Alex Dias e bateu forte, empatando o clássico e fazendo seu primeiro gol no Campeonato Carioca 2006.

Aos seis minutos, Marcelinho recebeu lançamento, invadiu a área e chutou no travessão, perdendo a chance de recolocar o Botafogo em vantagem. Aos 12, Thiago Xavier fez falta violenta em Morais e também foi expulso. Assim, cada equipe ficou com dez jogadores em campo. Aos 15, Wagner Diniz cruzou e acertou o travessão do Botafogo.

Ruy, aos 18 minutos, bateu com efeito e a bola saiu rente à trave de Roberto. Na lance seguinte, Morais fez linda jogada e cruzou para Romário chutar: a bola tocou na mão de Asprilla e o árbitro marcou pênalti. Romário cobrou com categoria e marcou o gol da virada vascaína.

Inferiorizado no placar, o Botafogo saiu em busca do empate. Aos 22 minutos, Lúcio Flávio tocou por cobertura e Roberto defendeu. No minuto seguinte, foi a vez de Wagner Diniz derrubar Bill na área: Lúcio Flávio cobrou o pênalti com perfeição e empatou a partida mais uma vez.

O clássico, então, ganhou contornos sensacionais. Aos 26, o Alvinegro voltou a ficar em vantagem. Após falha de Roberto e cruzamento de Lúcio Flávio, Reinaldo cabeceou sem chance para o goleiro do Vasco. Mas Romário, sempre ele, empatou aos 28, após receber belo passe de Alex Dias.

Até que, aos 32 minutos, Ruy recebeu de Lúcio Flávio na direita e chutou cruzado; Roberto, que esperava um cruzamento, viu a bola entrar mansamente na rede do Vasco. O Botafogo estava em vantagem outra vez e ainda conseguiu chegar ao quinto gol, com Felipe Adão (filho do ex-atacante Cláudio Adão), aos 47 minutos, completando a festa alvinegra na reabertura do Maracanã.

BOTAFOGO 5 x 3 VASCO

Botafogo
Max, Ruy (Neném), Scheidt, Asprilla e Bill; Thiago Xavier, Diguinho, Zé Roberto e Lúcio Flávio; Marcelinho (Joílson) e Reinaldo (Felipe Adão).
Técnico: Carlos Roberto.

Vasco
Roberto, Wagner Diniz, Fábio Braz, Éder e Diego (Bruno Meneguel); Ygor, Andrade, Fábio Baiano (Abedi) e Morais (William); Alex Dias e Romário.
Técnico: Renato Gaúcho.

Data: 22/1/2006 (domingo)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: William de Souza Nery
Assistentes: Aristeu Leonardo Tavares e Marcelo Fonseca Duarte
Renda: R$ 370.780,00
Público: 43.359 pagantes
Cartões amarelos: Ygor (Vasco). Scheidt, Lúcio Flávio e Joílson (Botafogo).
Cartões vermelhos: Ygor (Vasco) e Thiago Xavier (Botafogo).
Gols: Zé Roberto, aos 4 minutos do primeiro tempo. Romário, aos 4 minutos; Romário, aos 21 minutos; Lúcio Flávio, aos 25 minutos; Reinaldo, aos 27 minutos; Romário, aos 28 minutos; Ruy, aos 32 minutos; e Felipe Adão, aos 47 minutos do segundo tempo.

Fonte: Placar
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário