Futebol

Botafogo e Vasco acionam STJD contra mudança na tabela

Botafogo e Vasco entraram nesta terça-feira com mandados de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para evitar o adiamento de suas partidas programadas para sábado e domingo, contra Corinthians e Flamengo, respectivamente, pelo Campeonato Brasileiro. Como desde segunda o Maracanã está interditado para os preparativos aos Jogos Pan-Americanos do Rio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou por adiar os confrontos marcados para o local e transferiu para 15 de agosto, o jogo dos alvinegros, e 16 de outubro, o clássico carioca.

“Apresentei o mandado colocando à disposição o estádio do Vasco porque o adiamento da partida feriu o regulamento da competição [modificações na tabela somente poderão ocorrer se feitas em um prazo de dez dias antes da data de sua realização]”, disse o vice-presidente Jurídico do Vasco, Paulo Reis. “São Januário tem capacidade para 32 mil pessoas e a Vila Belmiro recebe 23 mil. Por que o Santos pode jogar contra Corinthians, São Paulo e Palmeiras lá e o Vasco não pode receber o Flamengo?”

A confusão na tabela do Campeonato Brasileiro começou porque, a princípio, o Maracanã seria entregue ao Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio) no dia 7 de maio. Após um acordo, o local foi liberado para ser utilizado até o dia 20 de junho, caso o Flamengo chegasse à final da Copa Libertadores.

Como o time rubro-negro fracassou na competição, na semana passada o produtor executivo das cerimônias de abertura e encerramento, o americano Scott Givens, ameaçou abandonar os preparativos, caso o estádio não fosse entregue na segunda. E não apresentou uma solução às partidas previstas para o próximo final de semana.

Responsável pela administração do Maracanã, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, optou por atender o pedido de Givens. Ante a decisão, a CBF remanejou os jogos de Vasco e Botafogo e provocou a ira de ambos os clubes.

Insatisfeito, o Botafogo também entrou com um mandado de garantia no STJD sob a alegação de que o adiamento privilegiaria o Corinthians, principalmente, porque o time carioca está em boa fase e, atuar em 15 de agosto, poderia ser prejudicial ao momento da equipe. A diretoria do clube alvinegro propõe que o confronto seja realizado no estádio de Edson Passos (que pertence ao América).

Até o início da noite desta terça, tanto o presidente do STJD, Rubens Approbatto, responsável por analisar os pedidos de Vasco e Botafogo, quanto a CBF não se pronunciaram sobre o impasse. A tendência é a de que o dirigente do tribunal dê nesta quarta o seu parecer a respeito do caso.

Fonte: Estadão
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário