A Confederação Brasileira de Futebol convocou uma reunião para a tarde desta terça-feira (7) com os membros que integram o quadro da SENAF (Seleção Nacional de Árbitros de Futebol), segundo apurou a ESPN.
O encontro, que acontecerá de maneira online, foi marcado de última hora.
A reunião acontece em um momento de exposição da arbitragem nacional após erros recentes em partidas da Série A, principalmente nas partidas entre Red Bull Bragantino 1 x 0 Grêmio, no último sábado (4), e São Paulo 2 x 3 Palmeiras, no domingo (5).
Os árbitros de campo e responsáveis pelo VAR dos dois compromissos foram “condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades” pela Comissão de Arbitragem da CBF, que é dirigida por Rodrigo Martins Cintra.
Na partida de Bragança Paulista, Lucas Casagrande estava no campo, e Gilberto Rodrigues Castro Junior conduziu o VAR. Já no Choque-Rei, Ramon Abatti Abel apitou, e Ilbert Estevam da Silva estava no comando do vídeo.
A ESPN apurou o que de fato acontecerá ao quarteto a partir de agora.
De acordo com a reportagem, a CBF não utiliza termos como “reciclagem”, uma vez que a palavra é comumente associada a lixo. A entidade também não concorda que houve sequer um “afastamento”.
Para o órgão, os árbitros são conduzidos para um treinamento de interpretação de regras e passam por uma avaliação para retorno das atividades. Além disso, a CBF avalia os erros como “equívocos de interpretação” e devem ser tratados como tal.
Ainda de acordo com apuração da ESPN, a ideia da Comissão de Arbitragem da CBF é seguir o aprimoramento da arbitragem e vê o Brasileirão de 2025 com menos erros impactantes em relação à competição do ano anterior.
Depois da rodada do último domingo, o Campeonato Brasileiro tem uma pausa para o período de Data Fifa, mas terá a realização de três partidas atrasadas.