Futebol

Confira a história de gols inesquecíveis no Maracanã

Difícil encontrar um gol que tenha tanta história para contar quanto o do lado esquerdo das cabines de rádio do Maracanã.

Ali, Friaça fez gol em final de Copa do Mundo e Zico em final de Libertadores. E é ela que vem escrevendo a história das últimas finais entre Flamengo e Vasco.

Em 1986, o atacante rubro-negro Júlio César saiu do banco de reservas para iniciar esta escrita que dura até hoje. A última vez em que uma final entre os dois rivais não foi decidida neste gol foi em 1982, quando Marquinho fez o gol do título do Carioca do mesmo ano nas traves do lado direito.

Além de Júlio César, desde então, Tita, Cocada, Rodrigo Mendes, Tuta, Petkovic e Jean foram os responsáveis pela continuação da escrita.

Sabendo que o Fla tradicionalmente gosta de atacar no segundo tempo para o lado de sua torcida, o capitão vascaíno Edílson ganhou o cara-ou-coroa e preferiu inverter o lado no primeiro jogo da final da opa do Brasil. Não deu certo.

Autor do gol que deu ao Vasco o ampeonato Carioca de 1987, Tita ão se acha supersticioso ao ponto e achar que esse fator influi no reultado final. Mas o ex-jogador adite que estas traves lhe dão ótias recordações.

- Esse gol de 87 foi inesquecível.

Tanto quanto o de 79 - disse Tita, que neste ano fez o gol do título estadual do Fla no mesmo gol.

Já Cocada, o carrasco do rubronegro em 1988, acredita que, no futebol, você tem que se apegar a todo o tipo de vantagem.

- No futebol há um envolvimento de todos os fatores. E o psicológico é um deles. Tem que usar ao seu favor. Eu adorava atacar para a torcida do Flamengo - disse Cocada.

Fonte: Lance
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44