Desde julho sem utilização, as quadras externas de São Januário voltaram à ativa em grande estilo para os atletas vascaínos. O projeto é antigo e tem como idealizador principal Antônio Peralta(1º da esquerda pra direita na foto), vice-geral do Club de Regatas Vasco da Gama, que inaugurou as quadras na década de 70 e nos dias atuais, com ajuda de outras peças como Ricardo Leon(2º na foto), vice-presidente de quadra e salão, Manuel Santos(4º na foto), vice-presidente de engenharia e Manuel Barbosa(3º na foto), vice-presidente de patrimônio, reformou o espaço também.
Para quem não sabe, as quadras externas ficam localizadas atrás dos vestiário dos jogadores profissionais do Vasco e há muito tempo precisavam de um olhar especial da diretoria do clube. Não só na questão de treinamentos e conforto, mas principalmente na questão da segurança, algo que é sempre priorizado pelos dirigentes. As quadras não vinham tendo manutenção há muito tempo, até que foi decidido fechá-las para que fossem feitos todos os procedimentos necessários. Os garotos treinaram em outros locais como o Riachuelo Tênis Clube, no Grajaú Tênis Clube e até mesmo nos campos sintéticos de São Januário.
Na festa da reabertura das quadras externas, além das peças chaves que encabeçaram o projeto, compareçam também o gerente de futsal Marco Bruno, vários conselheiros e alguns membros da diretoria que prestigiaram e parabenizaram pela reforma.
Em entrevista exclusiva ao Só dá Vasco, Antônio Peralta destacou a importância da reforma nas quadras.
- Estou muito feliz por estar aqui na inauguração. Foi muito bem feito o trabalho de recuperação e as nossas crianças e o nosso Vasco merece. Enquanto tivemos interditados, os meninos estavam ansiosos. Temos aqui quatro quadras e os meninos estão muito felizes, cada um na sua categoria. Temos que trabalhar por isso. Cada criança que está aqui, não está na rua aprendendo coisa errada. O Vasco é isso. O Vasco tem uma ligação muito forte com as pessoas desde o tempo do negro. O Vasco sempre manterá esse espiríto de priorizar o bem das pessoas.
Ricardo Leon e Manuel Santos também comentaram sobre as reformas
- As quadras ficaram muito boas. Reformamos o telhado que precisava. Deixamos tudo em condições de uso dos treinos. Ficamos ai 2 meses sem quadra, treinando em outro lugar. Mas agora os benefícios estão ai. As crianças podem treinar com tranquilidade, tem escolinha mais cedo.Agora, é cuidar das outras áreas e botar tudo no lugar, disse o vice-presidente de quadra e salão.
- Conversamos com o Ricardo Leon e falamos sobre o estado das quadras. Aproveitamos que iríamos mexer no teto e mexemos logo em tudo. Saberíamos que as equipes seriam um pouco prejudicadas, mas teríamos que fazer isso para resolver esse problema. Começamos a fazer o trabalho de recuperação do telhado. Parabenizo muito ao Peralta, que comprou a ideia e viu a necessidade. Imediatamente, me liberou para que eu contratasse uma empresa para fazer o projeto. Pelas informações que colhi do pessoal de manutenção é que aquelas quadras não vinham sendo cuidadas a um bom tempo. Fizemos essa reforma e entregamos para as crianças praticarem os esportes - disse Manuel.
Próximo passo
- O próximo passo é reformar o ginásio e vamos ver se conseguimos colocá-lo em ótimo estado até o ano que vem em janeiro. Ai vai ficar mais bonito ainda, disse Ricardo Leon.
Cerimônia
Durante a cerimônia, a criançada vascaína cantou o hino do Club de Regatas Vasco da Gama e depois cada dirigente e conselheiro se encaminhou para o meio da quadra com uma jogadora de vôlei cada para que todos fossem aplaudidos pelo público presente no local.