Mercado

Conheça Clayton Silva, atacante próximo do Vasco

O Vasco trabalha para finalizar em breve a contratação do que será provavelmente seu último reforço nesta janela de transferências: o atacante Clayton Silva, que atua no Casa Pia, de Portugal. A janela será encerrada na próxima quinta.

O jogador de 25 anos é aguardado nesta quarta-feira no Rio de Janeiro. Ele fará exames antes de assinar o contrato. O ge apurou que o Vasco vai comprar o atacante. Os valores não foram confirmados, mas a imprensa portuguesa fala em 3,5 milhões de euros.

Clayton está há duas temporadas no futebol português. Seu último clube no Brasil foi o Coritiba, pelo qual disputou 19 partidas e marcou dois gols em 2021.

Nascido em Belo Horizonte, o atacante apareceu para o futebol em um campeonato amador e, dessa forma, recebeu um convite para jogar no Lajeadense. Ele foi lançado profissionalmente pelo clube do Rio Grande do Sul em 2019.

Clayton, em seguida, passou por Juventude e Guarany de Sobral, mas a primeira grande temporada da carreira foi com a camisa do Globo, do Rio Grande do Norte. Em 2021, o atacante foi a campo em 16 jogos e marcou 10 gols, incluindo dois hat-tricks (contra Potiguar e ASSU, ambos pelo estadual). É o clube pelo qual ele preserva sua maior média de gols até hoje.

Ele foi peça importante na campanha do título potiguar daquele ano, mas ficou de fora da final contra o ABC porque havia contraído Covid-19.

Já fez gol no Vasco

O clube seguinte na carreira de Clayton Silva foi o Vila Nova, pelo qual jogou o Campeonato Goiano e a Série B do Brasileirão. Ao todo, marcou 10 gols em 36 jogos.

Um desses gols foi justamente sobre o Vasco, no empate em 2 a 2 entre as equipes, pela 36ª rodada da Série B de 2021.

Na ocasião, o Vasco não tinha mais chances de conseguir o acesso. Ainda assim, o time conseguiu a virada depois de sair perdendo por 1 a 0 em Goiânia, mas Clayton aproveitou a bola enfiada na área, bateu cruzado de canhota e deixou tudo igual aos nove minutos do segundo tempo.

Artilheiro em Portugal

Depois do Vila Nova, Clayton teve uma passagem curta pelo Coritiba (2 gols em 16 jogos) antes de ser vendido ao Casa Pia, de Portugal. O clube de Lisboa havia acabado de subir para a Primeira Divisão.

O brasileiro assumiu a camisa 99, curiosamente o mesmo número que pertence a Pablo Vegetti no Vasco. Clayton também é centroavante e está sendo contratado, a princípio, para ser uma opção ao argentino, mas existe a possibilidade de os dois jogarem juntos.

O atacante demorou a engrenar em seu primeiro ano e marcou apenas três gols na temporada 2022/23. Na atual, porém, ele marcou logo cinco gols em seus primeiros cinco jogos e tornou-se titular absoluto da equipe do técnico português Gonçalo Santos.

Clayton Silva é o artilheiro do Casa Pia na atual edição do Campeonato Português, com oito gols - mesma quantidade de gols marcados por Di María, do Benfica, por exemplo.

Ao todo, ele atuou em 64 jogos e anotou 16 gols com a camisa do time português.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário