Clube

Contagem Regressiva? Contagem PROGRESSISTA!

Por João Vitor Carvalho

De uns tempos para cá o futebol virou negócio. Era inevitável que virasse, dada as cifras envolvidas no esporte. Os torcedores deixaram de ser apenas apaixonados, tratados como rebanho nos estádios de futebol, e passaram a ser tratados como clientes, embora muita, mas muita coisa mesmo ainda careça de melhorias, e, não raro, nos sentimos como bois em um corredor apertado de acesso às arquibancadas. Abriu-se os olhos, ainda que tardiamente, para o potencial de crescimento e arrecadação que pode ser obtido com as campanhas de associação e fidelização do torcedor com o clube. Algo que em um clube como o Vasco, de expressividade internacional, parece óbvio, mas que demorou até pouco tempo para ser feito. Mas, nem tudo são flores no \"futebussines\", algumas coisas, no meu ponto de vista, benéficas ao futebol, ficaram pelo caminho.

Adotou-se no futebol o discurso politicamente correto, muitas vezes irritante. As declarações polêmicas foram deixadas de lado. A graça do esporte mais popular do mundo se perdeu um pouco, e os dias que antecedem a uma grande partida, um grande clássico, são dias de discurso engessado, elogios em demasia aos adversários, reconhecimento das dificuldades. Uma provocação escapa ali ou aqui por conta de uma insistência hercúlea de um repórter.

Fica aqui destacado que sou a favor das provocações sadias do futebol, e não daquelas que fazem jovens transformarem as cercanias dos estádios em praças de guerra. Aliás, esses acéfalos existentes em todas as torcidas, inclusive na nossa, não precisam de nada para se engalfinharem com pedras e paus, haja a vista o ocorrido no clássico Gagá de domingo, em que um jovem tricolor teve a garganta cortada por um imbecil botafoguense num joguinho mequetrefe, onde não havia provocação nem por parte do \"sujo\", muito menos da parte do \"mal lavado\".

Regidos por esse discurso alinhado, jogadores e comissão técnica do Vasco tentam manter o foco, e recusam-se a dizer o óbvio ululante: O Vasco já subiu, e arrisco dizer, subiu como campeão. Portanto, é bobagem entrarmos nessa onda de \"contagem regressiva\" para o nosso acesso consumado. Sugiro que adotemos outra contagem, \"a progressista\". A série B, graças ao bom deus e aos milhares de Vascaínos que ajudaram a carregar essa cruz, ficou para trás.

Resta-nos apenas descobrir se seremos campeões, para provar inapelavelmente que somos muito maiores que essa divisão. Temos que começar desde já a planejar nosso ano de 2010. Estamos na contagem progressista para conquistarmos ao menos uma vaga na libertadores, quiçá o título. Grandes conquistas devem obrigatoriamente voltar a ser sinônimo de Vasco da Gama. A única posição que cabe ao nosso querido clube em qualquer campeonato que dispute é a de protagonista, de campeão. Pensar diferente disso é regredir, e regredir nunca foi uma opção para o nosso Imaculado Gigante da Colina.

Fonte: -
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir