O Vasco foi do céu ao inferno em pouca semanas. Após perder para o Grêmio por 2 a 0 na última quarta-feira (19), em Porto Alegre, pela 34ª rodada do Brasileirão, o Cruz-Maltino sofreu a quarta derrota consecutiva e se afastou da briga por vaga na Libertadores.
Pela primeira vez no Brasileirão, o Vasco sofreu quatro derrotas consecutivas. A má fase aumentou a pressão sobre o técnico Fernando Diniz e reduziu as chances de classificação para a Libertadores para 0,19%, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG.
Longe da disputa da vaga direta pelo Brasileirão, o Vasco ainda tem uma última cartada: a Copa do Brasil. Semifinalista, o Cruz-Maltino enfrentará o Fluminense nos dias 11 e 14 de dezembro, no Maracanã. Caso vá à final, enfrentará Corinthians ou Cruzeiro.
Além disso, a Copa do Brasil pode encerrar dois tabus para o Vasco. O Cruz-Maltino não conquista um título desde 2016, quando conquistou o Carioca pela 24ª vez em sua história. Já a última vez que disputou a Libertadores foi em 2017.
Em 13º lugar com 42 pontos, o Vasco volta a campo no próximo domingo (23), às 16h (de Brasília), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, pela 35ª rodada do Brasileirão. O Esquadrão de Aço é o sétimo colocado com 53 pontos e também briga por vaga na Libertadores na próxima temporada.
Mais lidas