Clube

De solidez à fragilidade: Defesa do Vasco sofre no returno da Série B

Antes sólida e difícil de ser penetrada, a defesa do Vasco virou um problema na reta final da Série B do Brasileirão. Recém-contratado, o treinador Jorginho tenta encontrar uma solução para a equipe parar de sofrer gols.

Foram 13 nos últimos 10 jogos, estatística que coloca a defesa do Vasco entre as mais vazadas do returno da competição. Os únicos times que sofreram mais gols nesse período foram Sport e Novorizontino (14 cada) e o próprio Náutico (16), adversário do Vasco na próxima rodada.

A equipe cruz-maltina sofreu gols nos últimos sete jogos da Série B. A última vez que as redes do goleiro Thiago Rodrigues ficaram intactas foi no empate em 0 a 0 com a Chapecoense, no dia 31 de julho.

Em sua apresentação na semana passada, Jorginho disse que havia assistido aos três jogos anteriores do Vasco (contra Bahia, Guarani e Brusque) e identificado uma deficiência na transição defensiva da equipe. Durante a semana que antecedeu o jogo contra o Grêmio, comandou algumas atividades com esse foco específico.

Em Porto Alegre, no entanto, sofreu dois gols, o segundo num contra-ataque. O técnico vascaíno disse que o trabalho nos próximos dias será para corrigir essas falhas.

- Tomamos dois gols em falhas nossas. Foram cinco dias de trabalho que conversamos bastante, vimos vídeos, e vamos tratar internamente as questões das falhas que não podem acontecer - disse ele na coletiva de imprensa após a partida.

Da solidez à fragilidade

O curioso é que o Vasco, no início da Série B, tinha a solidez defensiva entra suas maiores valências. Isso ajuda a explicar o fato de o clube, apesar do momento ruim, ainda ter a quinta melhor defesa da competição: foram 24 gols sofridos na competição inteira.

Thiago Rodrigues chegou a ficar 656 minutos sem ser vazado, por exemplo, entre as rodadas 5 e 11. O time na ocasião era comandado por Zé Ricardo, que se desligou para trabalhar no futebol japonês.

O Vasco nos últimos jogos tem sido uma equipe frágil defensivamente. Dos 13 gols sofridos no segundo turno, 12 foram marcados de dentro da área. O único nascido de um chute de longa distância foi o de Bitello, do Grêmio, no domingo passado.

O time volta a campo na próxima sexta-feira para enfrentar o Náutico, em São Januário, às 19h (de Brasília), pela 30ª rodada da Série B.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário