Com atuações seguras no Brasileirão, principalmente após a parada para a Copa do Mundo, Dedé parece, enfim, ter deixado a desconfiança e as constantes críticas para trás. Contra tudo e contra todos, hoje ele é um dos homens de confiança do técnico PC Gusmão e já ganha status de intocável na zaga.
Os números ajudam a explicar seu bom momento. Apesar de ainda ser contestado por alguns, Dedé é o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro nos quesitos desarme e rebatida, desbancando os principais defensores do futebol brasileiro (ver quadro abaixo).
Eu sabia que estava bem, mas não imaginei que meus números chegavam a tanto. Fico feliz, pois o Brasil está muito bem servido de zagueiros. Acho que tenho conseguido conquistar a confiança do técnico e da torcida destacou o zagueiro, que teve seu nome gritado pela torcida após a partida contra o Vitória, no domingo passado.
Contra o Vitória, fiz de tudo para não tomarmos gols. Quando o jogo terminou, ouvi meu nome ser gritado. Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida lembrou.
Apesar de ter sido titular em todos os jogos com PC no comando, Dedé, que tem como concorrentes zagueiros mais experientes e mais conhecidos, prefere adotar um discurso cauteloso e diz que ainda passa por uma fase de aprendizagem.
O PC sempre fala comigo e dá alguns puxões de orelha (risos). Sou novo (22 anos) e tenho aprendido muito com os outros zagueiros, como o Fernando disse Dedé, que foi carinhosamente apelidado de Bebê Gigante pelos companheiros.
O camisa 26 sabe que ainda está longe de ser uma unanimidade, mas faz questão de dar o seu recado:
Posso falhar em alguns momentos, mas raça e determinação nunca faltarão quando eu estiver jogando.
DESARMES
Dedé (Vasco) - 47
Fábio Ferreira (Botafogo) - 44
Gum (Fluminense) - 37
Rhodolfo (Atlético-PR) - 36
Werley (Atlético-MG) - 34
REBATIDAS
Dedé (Vasco) - 155
Fabrício (Ceará) - 117
Leandro Euzébio (Fluminense) - 115
Ailson (Guarani) - 103
Émerson dos Santos (Avaí) - 102
Mais lidas