Futebol

Diniz explica motivo da substituição de Vegetti e entrada de Andrés Gómez

O Vasco bateu o Vitória por 4 a 3 em São Januário em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi marcada por duas viradas, expulsão e gol do cria GB nos acréscimos para garantir os três pontos.

O empate por 3 a 3 veio pouco depois do Vitória ficar com um jogador a menos por conta de uma falha de Léo Jardim. O goleiro saiu mal do gol, ficou caído pedindo falta e deixou o gol aberto para cabeceio de Cáceres. O lance gerou vaias ao jogador nos minutos finais, o que o técnico Fernando Diniz relevou.

- Então provavelmente hoje ele estreou no Vasco (risos). Porque jogar em time grande e só ser vaiado hoje é muito tempo. É bom para o Léo Jardim aprender que clube grande é assim. Quando se falha a torcida tem o direito de vaiar. Roberto Dinamite já foi vaiado. Pedrinho, Giovanni, Juninho... Hoje ele tem que agradecer que estreou com o time vencendo. Todo goleiro que é muito bom, Dida, Rogério Ceni, Marcos, falha, geralmente não é falha que gera derrota. Ele tem um crédito imenso. As vaias têm que ser bem entendidas. O Léo tem um crédito muito grande.

Os três pontos entraram na conta do jovem centroavante GB, que acertou uma cabeçada nos acréscimos para fechar a partida e garantir os três pontos que colocam a equipe com oito pontos de frente para a zona de rebaixamento.

O treinador fez questão de elogiar o garoto, especialmente a parte técnica dele. Esse foi apenas o segundo gol marcado por ele no time profissional, o primeiro em 2025.

- O último jogo dele foi contra o Corinthians. Ele tinha sentindo a coxa. Eu acompanho muito a base. Ele é muito talentoso. A gente jogou muito mal contra o Corinthians, ele foi vaiado e hoje foi celebrado. Assim que funciona. Acho que nenhum torcedor acreditava que GB faria o gol da vitória hoje. Ele fez porque é muito bom jogador. Cabeceia bem e é bom com as duas pernas, é um jogador que eu aposto bastante no médio prazo.

O Vasco tem dez dias de preparação antes da próxima partida, no dia 15 de outubro depois da pausa para a Data Fifa. Enfrenta o Fortaleza no Castelão às 21h30. Veja outras respostas de Diniz após o triunfo sobre o Vitória:

Análise do jogo

- A gente atacou muito bem principalmente no segundo tempo e defendemos mal principalmente no primeiro tempo. Fizemos o gol cedo e recuamos de uma forma inapropriada, que não deveríamos. Ficamos descaracterizados. A forma seria continuar pressionando, mas não fizemos isso. Levamos o primeiro gol em uma jogada que a bola estava no nosso pé; no segundo, foi uma bola parada em uma região inocente e levamos o gol. No segundo tempo tivemos muito volume, já era para ter virado mesmo no 10 x 10 (jogadores na linha).

Intensidade

- A pergunta corresponde aos fatos. Não é que são times mais fáceis, são contra times que estão pior colocados na classificação. E hoje claramente aconteceu esse declínio. Não fomos bem nem no ataque, nem na defesa. Nada. A gente só fez o gol no primeiro tempo. Mas não tem necessariamente a ver com o Vitória. O campo hoje estava muito seco. Mas não podemos colocar só no campo.

- O que acho é que não podemos entrar assim independentemente do adversário. E esse jogo era mais importante do que o do Cruzeiro pela tabela. Estamos em 10º hoje mas ainda estamos mais perto da parte inferior do que da parte de cima. O Vitória ficaria a três pontos de nós se tivesse vencido. A crítica é bem feita e deve ser feita pela forma como entramos. Fomos muito intensos e criativos no segundo tempo, mas no primeiro tempo falhamos mais do que devia.

- Hoje faltou equilíbrio. Entramos apático hoje e contra o Palmeiras. Nós entramos ligados contra o Flamengo e nos jogos contra o Botafogo. Se pegar um recorte as exceções são esses dois últimos jogos. Precisamos corrigir isso.

Tirar o Vegetti

- Achei que o time poderia melhorar com a entrada do Andrés Gomez, que é um jogador que está pedindo passagem. Tem entrado bem todos os jogos, temos que respeitar o momento de todo mundo. Foi uma substituição que fez sentido naquele momento.

Estrela de Rayan e GB

- Eu confio na base sempre, é confiança no jogador especificamente. O jogo hoje era para o GB. Ele é muito preciso no cabeceio. Estava todo mundo encostando a cabeça na bola, então ele teria oportunidade. Temos que ter paciência com ele porque ele é classudo para jogar.

- Ele não é acelerado igual o Andrés Gomez, por exemplo, ele é mais pausado. Quando ele não joga bem a impressão de fora é que tem preguiça. A única coisa que ele não tem é preguiça. Hoje ele entrou confiante e quando o GB tem confiança é um jogador com futuro brilhante pela frente. É frio, sabe fazer tabela... Mas a realidade do profissional é diferente da base. Temos que ter paciência.

- Ali (pênalti) podia bater ele (Rayan) ou Coutinho, foi a decisão da hora.

Recuo

- Não foi natural. Não era para fazer. Fizemos um gol no nosso terceiro ataque no jogo e não éramos para recuar. A postura que o time deveria ter era a do segundo tempo. Recuou não dá para saber o motivo. Não tinha essa orientação.

Andres Gomez titular?

- Essa possibilidade sempre teve. Teve hoje, teve jogo passado. Não só o Andrés Gomez, como David, Matheus França... O jogo determina mais, mas os treinamentos também. Temos Data Fifa agora para ver os treinamentos e decidir.

Qual é o campeonato do Vasco agora?

- O objetivo do Vasco tem que ser ficar livre da possibilidade de cair e aos poucos aspirar coisa maior. Minha intenção nunca foi lutar contra rebaixamento. Se me perguntar o que eu quero eu vou falar Libertadores. Mas não vou ficar olhando para a zona direta na posição onde estamos. Temos que olhar para cima e para baixo. Não dá para relaxar porque não tem jogo fácil. Os próximos jogos vão decidir onde vamos ficar na tabela.

Data Fifa

- Desde que estou aqui temos aproveitado bem essas pausas. Primeiro momento é saber descansar e depois é estimular os jogadores. O Vasco hoje é digno de ser elogiado pelas condições físicas dos jogadores. Quando cheguei isso era criticado mas hoje acho que estamos bem nisso. O volume físico comigo é grande. Hoje temos só o Cuesta para voltar (de lesão), e acho que contra o Fortaleza ele vai voltar. É preparar e melhorar fisicamente.

Fonte: ge
  • Domingo, 05/10/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 4
    Vitória Vitória 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 15/10/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Segunda-feira, 20/10/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 26/10/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 18 (32,14%)
Empates 19 (33,93%)
Derrotas 19 (33,93%)
Total 56
Gols
Marcados 78 (52,35%)
Sofrido 71 (47,65%)
Total 149
Saldo 7
Cartões
Amarelos 121 (96,03%)
Vermelhos 5 (3,97%)
Total 126