Anunciado na última segunda-feira, o zagueiro Luiz Gustavo foi apresentado como jogador do Bahia na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, na tarde desta terça, ao lado do atacante Sanabria. Os dois jogadores estão regularizados, assim como o goleiro João Paulo, mas o defensor não pode estrear nesta quinta, contra o Fluminense, porque defendeu o Vasco pela Copa do Brasil.
Ao longo da entrevista coletiva, Luiz Gustavo revelou que se inspira em um zagueiro da primeira prateleira do futebol e que não terá dificuldade para se adaptar ao estilo de jogo do técnico Rogério Ceni, em que os defensores participam muito da partida por meio de ações com bola.
- Eu sou um zagueiro construtor, gosto muito de sair jogando. Trabalhei um tempo com Fernando Diniz, excelente treinador que gosta desse estilo de jogo. Acho que esse é um dos meus maiores pontos fortes. Também gosto de chegar na área, fazer gols, sou um zagueiro bem ofensivo - disse o atleta.
Na atual temporada, Luiz Gustavo fez 11 jogos pela equipe principal do Vasco e trabalhou com o técnico Fernando Diniz, que assim como Rogério Ceni gosta de uma saída de bola de pé em pé desde o sistema defensivo.
Natural de Itaboraí-RJ, Luiz Gustavo Marinho Ribeiro dos Santos, de 19 anos, tem 1,88 m, usa a perna esquerda como dominante e assinou com o Bahia até o fim de 2030. Ele chega para compor um elenco que conta com Ramos Mingo, Kanu, David Duarte, Gabriel Xaver e Freddi Lipert na zaga.
- Meu foco é trabalhar, sei que na minha posição a vaga está muito disputada. Quem ganha com isso é o clube. Como eu falei, estou aqui para trabalhar, evoluir, aprender com os mais velhos. Sei que sou um jogador ainda jovem e procuro buscar informações para evoluir com os mais velhos dentro do elenco - garantiu o atleta.
Em relação a inspirações, ele mira o topo do futebol. Além de ser fã de Virgil van Dijk, o defensor garante que é parecido com o atleta do Liverpool e da seleção holandesa dentro de campo.
"Um jogador que eu me inspiro muito, que acho que sou parecido é o Van Dijk, do Liverpool. É um jogador que tenho como referência dentro de campo".
Veja outros trechos da entrevista coletiva de Luiz Gustavo
Disputa por posição
- Estou muito tranquilo sobre a disputa de posição no elenco. Sei que é um elenco muito qualificado. Meu foco é trabalhar, evoluir o máximo para ajudar o Bahia.
Primeira transferência
- Mudança de vida é uma das prioridades, mudar a vida da família. As coisas aconteceram muito rápido, mas eu sempre tive um staff que me preparou demais para essa mudança. Estou muito feliz de estar aqui. Minha família também.
Caminho inverso até o Nordeste
- O Cadu [Santoro] me ligou, apresentou o projeto do clube. Estou muito contente, ansioso para estrear com essa camisa e por esse clube gigante que é o Bahia.
Trabalhar a mente para não ter pressão
- Estou tranquilo, não me preocupo com essa pressão toda. Sei que o Bahia tem uma equipe qualificada para dar esse apoio, principalmente aos jogadores jovens. Meu foco é trabalhar para estrear e estar preparado para ter uma sequência de jogos pelo Bahia.
Zagueiros jovens
- O projeto do Bahia tem essa característica, de trabalhar com jogadores jovens. Estou muito motivado, feliz com o projeto que me apresentaram. Tenho a confiança do Cadu, do clube, de Rogério Ceni, estou bem contente de trabalhar com ele.