Futebol

Fernando na luta contra o tempo perdido

Longe das quatro linhas há 72 dias, o zagueiro Fernando começou na última sexta-feira a sua corrida para recuperar o tempo perdido. Mais do que mostrar que está completamente recuperado de uma lesão muscular, coisa rara em sua carreira, o jogador quer provar para si mesmo que tem lugar no time. Mas sua tarefa não será fácil. Desde que entrou em campo pela última vez – na magra vitória por 1 a 0 sobre o Macaé, ainda pela Taça Rio – o zagueiro viu o Vasco ficar fora da final do Carioca; estrear com vitória na Série B; e ser eliminado pelo Corinthians, na Copa do Brasil. Sofrimento que pôde ser visto da arquibancada, de onde o jogador reforçou a torcida pelo time.

– Passei a ir ao estádio, coisa que não fazia em outras equipes. Isso foi uma coisa legal que fiz neste tempo em que fiquei inativo – revela o zagueiro.

Mas esta não foi a única mudança no temperamento do atleta, que amadureceu muito nos últimos dois meses.

– Eu aprendi a conviver mais com o tempo. Antigamente era mais afobado, queria tudo para já, mas fiquei muito triste – admite o zagueiro, que passou a encarar o problema sob outra perspectiva. – Estou vivendo cada dia. Deixei de fazer previsões muito longas.

Hoje, eu estou bem e vou fazer de tudo para amanhecer melhor ainda amanhã.

Uns dos que esperam com ansiedade a sua recuperação é o técnico Dorival Júnior, que não abre mão da experiência do zagueiro, que está com 29 anos.

– Ele é uma excelente opção e em boa forma vai brigar diretamente por uma posição no time – elogiou Dorival. – A saída dele foi prejudicial em todos os sentidos. Sentimos bastante a perda dele em alguns jogos.

Mesmo torcendo para contar com o zagueiro o mais rapidamente possível, Dorival é cauteloso em relação ao tempo de sua volta.

– Eu conto com ele, mas voltar a treinar com bola em uma semana é uma coisa e estar apto a jogar 90 minutos é completamente diferente, pelo período que ele ficou parado – ressaltou o treinador. – Vamos ter um cuidado especial com o Fernando e acredito que só conte com ele daqui a um mês.

Fonte: Jornal do Brasil
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Barracas Barracas 0
    Copa Sul-Americana Estádio Florencio Sola
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (35,00%)
Empates 7 (35,00%)
Derrotas 6 (30,00%)
Total 20
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 33 (91,67%)
Vermelhos 3 (8,33%)
Total 36