Todo vascaíno tinha pavor de enfrentar o Fluminense nos anos 80.
Na década seguinte, foram os tricolores que passaram a ter pesadelos quando escutavamo nome do Vasco. O milênio virou e veio o equilíbrio. Se por um lado o Clube da Colina venceu confrontos mais importantes, por outro não bate o rival há mais de dois anos em qualquer competição.
A superioridade do Fluminense nos anos 80 refletiu-se nas decisões.
Já no primeiro Estadual da década, o Tricolor bateu o Vasco e foi campeão. Em 1984, o Flu conquistou seu maior título ao vencer o rival na final do Campeonato Brasileiro.
Pela mesma competição, em 1988, o Tricolor eliminou o Vasco nas quar tas-de-final.
Como em um passe de mágica, tudo mudou na década seguinte, com reflexo também nas finais. No triangular final do Campeonato Carioca de 1990, o Vasco bateu o Fluminense e foi à decisão. Mas não ficou por aí.
Os títulos estaduais de 1993 e 1994 o Clube da Colina conquistou justamente em finais contra o Tricolor.
Chegou a primeira década do novo milênio e, até aqui, não é exagero afirmar que nela há um certo equilíbrio. Cada clube venceu três confrontos decisivos do outro, apesar de as vitórias do Vasco terem sido mais significativas. No entanto, desde o distante mês de maio de 2006 o Fluminense não perde nem sequer uma partida do rival.
Roberto Assaf, colunista do LANCE! e historiador, lembrou-se de um fato interessante relativo à freguesia entre os rivais cariocas que surgiu ainda nos anos 60.
Havia uma lenda na década de 60 dizendo que o Vasco era freguês do Fluminense. Na época, raramente os jornais divulgavam estatísticas e as pessoas não ligavam muito para elas. Essa lenda duroumuito tempo, até descobrir-se que era mentira.
Mas, de certa forma, ela sustentouse pela freguesia do Vasco nos anos 80 afirmou.
Assaf procurou não complicar ao opinar sobre o motivo da supremacia de cada clube sobre o outro nos anos 80 e 90: Para mim, a explicação é lógica.
O Fluminense tinha um time melhor do que o do Vasco na década de 80. E o Vasco tinha um time melhor do que o do Fluminense na de 90.
Mais lidas