Futebol

Rival: Ceni fala sobre jogo difícil e que gol não estava programado

O Bahia bateu o Vasco por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, e subiu para o segundo lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Tricolor contou com um belo gol de Luciano Juba em cobrança ensaiada de escanteio para chegar ao décimo jogo sem perder em 2026 (assista acima aos melhores momentos).

A má notícia para o Bahia na partida desta quarta-feira foi a lesão do zagueiro Kanu, que deixou a partida machucado no segundo tempo. Ele era o substituto de David Duarte, desfalque no jogo por problema físico.

Na entrevista coletiva após a partida, Rogério Ceni reconheceu o domínio maior do Vasco na partida, mas valorizou a vitória fora de casa.

- Aqui sempre é difícil. Campo hostil, pressão, torcida, gramado pesado. Temos que tentar vencer de maneira mais convincente e menos sofrida, mas temos que valorizar muito essa vitória. São raros os times que vencem aqui. Tiveram maior domínio, mas vamos felizes para casa por causa dos pontos. Tristes pelas lesões, peças que podem fazer falta para a gente.

Rogério Ceni também destacou a atuação de Everton Ribeiro, responsável por uma linda assistência em jogada ensaiada para Luciano Juba. O jogo desta quarta-feira foi o terceiro seguido que o meia de 36 anos completa 90 minutos em campo.

- Gosto muito dessa jogada. Charles [Hembert, auxiliar técnico] trabalha muito essa jogada com eles. Para o jogo de hoje, não estava programada, para ser honesto. Foi uma iniciativa deles. Nem bateu da forma que treinamos, que é deitando o corpo, mas entrou chapando e fez o gol. Já tinham feito duas cobranças no primeiro pau, e o Vasco tinha tirado. Memória de treinamento. Poderia ganhar o mérito, mas é mérito deles - iniciou o técnico.

- [Everton Ribeiro é] essencial. Um jogador diferente, sempre falo. O jogador mais influente do Campeonato Brasileiro na década passada. Essa oportunidade que ele está tendo de jogar só uma vez na semana está dando energia para que ele consiga terminar jogos. Ele não é um cara de falar tanto, um líder com as palavras, mas um líder técnico. Tem sido importantíssimo esse terceiro ano de convívio. Em dezembro de 2023, mesmo sendo um jogador mais velho, que foge um pouco do padrão do Grupo City, eu falava que ele podia ser referência e trazer coisas boas.

Rogério Ceni direciona agora as atenções para o Jacuipense, adversário deste sábado, às 16h (de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Baiano.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Rogério Ceni

Análise do jogo

- Espírito competitivo. Kike e Roman são exemplos disso. Tivemos o controle nos primeiros 20, 25 minutos. Uma pena que não estamos maduros o suficiente para manter o nível de jogo pós-gol. Isso acontece com a maioria das equipes brasileiras. Temos que entender que são times que jogam na mesma tabela que a gente, vencemos Corinthians e Vasco fora. A ausência de Vegetti ajudou, porque cruzaram muita bola na área, e hoje não tinha um jogador como ele. Destacar a luta. Um sistema que tem linha baixa muitas vezes, mas defende bem. O campo pesado atrapalhou um pouco a construção, tanto a nossa quanto a deles.

Confronto contra Fernando Diniz

- Diniz é um ótimo treinador. Um conceito de jogo distinto, apesar de eu achar que ele mudou bastante. Hoje é um jogo mais simplificado, não teve tanta saída, mas o gramado também dificultava isso. No segundo tempo tentamos atrair os zagueiros e usar a velocidade de Jean Lucas e Ademir para achar bolas longas. Encontramos algumas dificuldades para sair jogando. Por mais que o gramado estivesse bom, a chuva pode ter atrapalhado. E isso traz insegurança para o jogador. Pelo gramado, resolvemos ser mais seguros, tiros de meta mais longos, tentar bater rápido para que o Vasco não se posicionasse. Questão de não correr riscos na entrada da área, não podemos oferecer o gol ao Vasco com erro de saída. Temos que aprender a dar continuidade ao jogo depois de fazer o gol. Destacar o Vasco, que é um grande time, sempre muito difícil de vencer.

Cera dos jogadores

- Se quiser melhorar o futebol brasileiro, tem que ter uma regra. Por exemplo: se um jogador fingir que levou um soco no rosto, e o impacto foi no peito, ele tem que ser advertido por tentar enganar o árbitro. Acho que só através disso. Agora tem contagem para o goleiro repor a bola, mas e no tiro de meta? Isso tem que ser uma regra. Se o jogador cair e não tiver lesão, tem que ser substituído, dois minutos fora, tem que tomar providências para o jogo ficar mais ágil. Quando eu jogava, fazia, mas é do jogo. Dá para se melhorar bastante nisso, principalmente para o torcedor.

Atuação de Kike

- Um jogador que eu gosto muito, fez bom primeiro semestre pelo Grêmio. Para mim, um jogador vale o que ele faz para frente e o comprometimento que ele tem para defender. A escolha por ele foi porque era um jogo fora de casa, campo pesado. Achei que ele e Roman podiam dar mais peso de confronto físico para a gente. Ele está se provando uma grande contratação, tem chance de ir para a Copa do Mundo, está se entregando de corpo e alma para isso. Uma contratação que não chamou muita atenção, relativamente barata. Ele entrega muito, um cara que tem o coração e a alma dele sempre vai ter espaço. Se não entre os 11, saindo do banco. Esses são os caras que eu gosto. Esses caras de lado que se dedicam da maneira que ele se dedica. Louvável a entrega defensiva dele. Para um treinador, isso não tem preço, não se compra.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13