Na tarde deste sábado (14/09), em São Januário, os vascaínos das categorias sub-15 (infantil) e sub-17 (infanto-juvenil) do futsal tiveram uma prova de fogo pela frente: enfrentaram as fortes equipes do Fluminense pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Estadual. De uma maneira geral, pode-se dizer que o saldo foi positivo: um empate e uma bela vitória. Os duelos eram muito importantes, uma vez que no grupo B de ambas as categorias o Tricolor liderava e os vascaínos estavam em segundo. Vale ainda a pena ressaltar a presença da torcida organizada Guerreiros do Almirante, que mais uma vez marcou presença para apoiar as categorias de base do futsal vascaíno.
Ainda não curtiu a nossa FanPage no Facebook? Clique aqui e acompanhe o trabalho da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco por lá!

Futsal sub-15 e sub-17: C.R. Vasco da Gama x Fluminense F.C. (foto: Luciano Rodrigues)
O sub-15 empatou por 3 a 3 em um jogo emocionante. A equipe jogou bem no primeiro tempo, indo para o intervalo com a vantagem de 2 a 1. Logo no início da partida, após uma boa trama ofensiva, Sancler abriu o placar para o Gigante da Colina. O Vasco seguia jogando melhor e criava chances, mas numa jogada esporádica o Fluminense empatou. Entretanto, logo depois o Vasco desempatou, com Matheus Bezerra escorando sem goleiro de primeira na segunda trave após um envolvente contra-ataque após roubada de bola. O Vasco marcava bem e conseguia criar boas chances.
Entretanto, no segundo tempo o Fluminense voltou melhor e empatou logo no começo da etapa derradeira. Em um erro de saída de bola, os tricolores viraram a partida: 3 a 2. Depois disso, contudo, o Vasco passou a dominar e, com o adversário marcando em sua quadra de defesa, criou algumas chances. Não tantas, porque a defesa tricolor conseguia se sair bem, mas, de tanto insistir, o Vasco empatou num lance curioso: Romário foi corajoso e escorou de cabeça na segunda trave um chute cruzado forte que veio da ponta direita.
O Vasco esteve muito próximo da vitória e pode-se dizer que seus atletas e comissão técnica têm muito a lamentar: após empatar, o Vasco prosseguiu com o seu domínio da partida após o mau começo na segunda etapa e a seu favor ainda teve uma expulsão de um atleta adversário. Ou seja, durante dois minutos o Vasco teve um jogador a mais na linha (quatro contra três) numa quadra grande como é a terceira do complexo de quadras externas de São Januário (40 metros de comprimento e 20 metros de largura). Apesar disto, os vascaínos não conseguiram anotar o gol da vitória: para isto, além de uma certa dose de ineficiência no ataque durante esses dois minutos, nos quais o Vasco atacou mais na base do "abafa", com chutes travados pela defesa e poucas oportunidades claras, pesou principalmente a grande aplicação tática e dedicação dos três atletas de linha do Fluminense, que fecharam bem a defesa e travaram quase todas as tentativas de chute. Ainda assim, é de se lamentar que tamanha oportunidade tenha sido desperdiçada pelos vascaínos.
O Vasco, com o resultado, termina o primeiro turno de maneira invicta, porém são muitos empates: três, além de três vitórias. A equipe tem 12 pontos (na segunda colocação do grupo B), contra 16 do Flu (cinco vitórias e um empate). A boa partida realizada contra um adversário que vinha com 100% de aproveitamento, chegando muito perto da vitória, deixa os vascaínos com a sensação de que de certa maneira de saíram bem diante desta prova de fogo.
Já o sub-17 fez uma partida praticamente implacável, vencendo o atual campeão do Carioca (competição do 1° semestre) por 2 a 0. Os comandados de Marco Antônio Avellar começaram o jogo com muita força, criando chances. Logo no começo, o Vasco roubou uma bola na quadra de ataque e sofreu um pênalti, bem batido por Lucas Moreira, que chutou no canto direito - a bola bateu na trave antes de entrar. Após o bom começo vascaíno, a partida seguiu bem equilibrada até o final do primeiro tempo, com poucas chances de perigo sendo criadas.
Já o segundo tempo foi bastante intenso. O Vasco optou por recuar a marcação e esperar o adversário na sua quadra, quando então o bote era dado. A aplicação tática dos vascaínos para segurar as investidas ofensivas do Tricolor foi muito elogiável: não havia bola perdida, e muitos dos chutes eram travados pela linha defensiva. Ainda assim, o Fluminense - afinal de contas possui uma equipe muito forte, sendo a campeã do primeiro semestre - conseguia criar muitas chances, mas o goleiro vascaíno, Pedro, garantia a vantagem cruzmaltina no marcador.
Apesar de sofrer um pouco na defesa (não tanto porque a dedicação era tanta que raramente um jogador tricolor ficava solto), o Vasco era muito perigoso nos contra-ataques. A estratégia de esperar o adversário deu certo e boas chances foram criadas em contra-ataques: em um deles, o Vasco praticamente matou o jogo. O Vasco, com sua agressiva marcação, em mais uma oportunidade roubou a bola e saiu rapidamente no dois contra um. João Vittor recebeu a bola e, frente a frente com o goleiro, não perdoou: 2 a 0.
Após isto, o Vasco manteve a postura de esperar o adversário, que criava boas chances, mas esbarrava na garra vascaína na defesa e na excelente atuação do arqueiro Pedro. Com o resultado, o Vasco passa em uma prova de fogo a fim de ir encorpando gradativamente a equipe com vistas à Taça Brasil da categoria, que será disputada em outubro.
Com o resultado, o Vasco assume a liderança do grupo B, com 15 pontos (cinco vitórias e a derrota para a ARFAB), contra 13 do Fluminense (quatro vitórias, um empate e uma derrota), quebrando a invencibilidade do Tricolor e o superando no encerramento do primeiro turno. Após a derrota para a ARFAB em casa por 5 a 2 em 24 de agosto, os vascaínos do infanto-juvenil se recuperaram e emplacaram uma boa sequência de vitórias.
Na abertura do segundo turno, nas duas categorias, os vascaínos recebem o Montanha Clube, novamente em São Januário, no próximo sábado (21/09, às 15h). Agora as equipes voltam a se enfrentar dentro de seus grupos com mandos de quadra invertidos, e os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, quando haverá o cruzamento olímpico: 1° de A x 4° de B, 2° de A x 3° de B, 1° de B x 4° de A e 2° de B x 3° de A.
Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Infantil (Sub-15):
17/08 - Montanha Clube 2 x 3 Vasco da Gama (local: ginásio do Montanha Clube)
24/08 - Vasco da Gama 6 x 3 ARFAB (local: São Januário)
28/08 - AABB-Rio/K Esportes 4 x 4 Vasco da Gama (local: ginásio da AABB)
07/09 - Vasco da Gama 3 x 3 Helênico (local: São Januário)
11/09 - Iguaçu/Celecau 0 x 11 Vasco da Gama (local: Vila Olímpica de Nova Iguaçu)
14/09 - Vasco da Gama 3 x 3 Fluminense (local: São Januário)
21/09 - 15h: Vasco da Gama x Montanha Clube (local: São Januário)
Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Infanto-Juvenil (Sub-17):
17/08 - Montanha Clube 3 x 9 Vasco da Gama (local: ginásio do Montanha Clube)
24/08 - Vasco da Gama 2 x 5 ARFAB (local: São Januário)
28/08 - AABB-Rio/K Esportes 5 x 11 Vasco da Gama (local: ginásio da AABB)
07/09 - Vasco da Gama 9 x 2 Helênico (local: São Januário)
11/09 - Iguaçu/Celecau 4 x 19 Vasco da Gama (local: Vila Olímpica de Nova Iguaçu)
14/09 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense (local: São Januário)
21/09 - Na sequência do sub-15: Vasco da Gama x Montanha Clube (local: São Januário)
Por João Luiz Mota (jlmc1993@gmail.com)
Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.
E acompanhe nosso blog, matérias, entrevistas e reportagens exclusivas sobre os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos do Vasco clicando aqui.