Futebol

Grandes do Rio e SP tem 100% das cotas de TV penhoradas

A vida financeira do Botafogo em 2013 não está fácil. E quem diz isso é o presidente do clube, Maurício Assumpção. Uma penhora de 100% das receitas de direitos de transmissão dos jogos feita pela Receita Federal complica ainda mais a situação de quem busca dinheiro para cumprir seus compromissos e reforçar o time para o ano que vem.

Mas, segundo o dirigente, o problema não aflige apenas ao Botafogo. A penhora já teria sido feita também nos contratos de Flamengo, Fluminense e Vasco e chegado ao futebol paulista, atingindo Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

- Está muito difícil. Os quatro grandes do Rio e de São Paulo tiveram todas as rendas de TV penhoradas por conta de dívidas com a Receita Federal. Não digo que não devemos pagar, mas é preciso fazer um acordo como existe com o TRT, que, através do Ato, recolhe 20% de qualquer renda. A Receita tem de rever isso, os clubes se tornarão inviáveis no ano que vem - disse Maurício.

A ação para combater essa penhora vem sendo feita em conjunto no Rio. No entanto, o presidente do Botafogo não mostra otimismo em encontrar uma solução para o caso sem que a Receita Federal aceite realizar um acordo.

- Nosso departamento jurídico, com um escritório terceirizado, que presta serviço para os quatro grandes do Rio, está vendo o que fazer. Mas não estamos ganhando. Está difícil. Vocês estão vendo o sofrimento do Vasco, o Peter (Siemsen, presidente do Fluminense) já declarou isso e o pessoal do Flamengo vai levar um susto quando chegar. Da parte do Botafogo, estou lidando com a realidade - afirmou Maurício.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13