Futebol

Há dois anos, Trem-Bala vencia o São Paulo no Morumbi: 2 a 0

No dia 31 de julho de 2011, há exatos dois anos, o Trem-Bala da Colina, time do Vasco da Gama que conquistou a Copa do Brasil e foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro, ia ao Morumbi enfrentar o São Paulo. Em jogo, uma longa escrita de nove anos sem vencer o Tricolor Paulista em sua casa: o último triunfo havia sido em 2002, por 3 a 2, pelo Torneio Rio-São Paulo. Pelo Campeonato Brasileiro, o tabu era ainda maior: desde 1989, na vitória por 1 a 0 que, com gol de Sorato, deu o segundo título da competição ao Gigante da Colina.

A partida também marcava uma data especialíssima para o Reizinho Juninho Pernambucano: ele completava trezentos jogos com a camisa vascaína. Como reconhecimento do clube, atuou na partida com a camisa número 300.

Diante de um bom público de cerca de 23 mil pagantes, o São Paulo foi melhor durante praticamente todo o primeiro tempo, mas o Vasco contou com uma boa atuação do goleiro Fernando Prass e erros ofensivos do Tricolor para ir para o intervalo com o 0 a 0 no placar.

Na segunda etapa, logo aos sete minutos, Éder Luís marcou um golaço para abrir o placar, em rápido contra-ataque que contou com bela assistência de Diego Souza. Depois disso, o Vasco recuou. Mas o São Paulo, mesmo com a posse de bola, estava inoperante diante diante da fortíssima marcação vascaína. Não chegou a levar muito perigo. Isto era reflexo da solidez defensiva do Vasco, que tinha como pilares deste sistema e badaladíssima dupla de zaga formada por Dedé e Anderson Martins, que tiveram excelente atuação neste jogo e anularam Lucas (hoje no Paris Saint-Germain), Dagoberto e cia.

\"Dedé

Dedé teve excelente atuação na vitória vascaína no Morumbi (foto: Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco)


No fim do Vasco, os comandados de Ricardo Gomes, através de Felipe, ampliaram e fecharam o placar (aos 47 minutos): 2 a 0, outro golaço, em jogada muito bem trabalhada que ainda contou com a participações de Diego Souza e Jumar. Com o resultado, o Vasco se aproximava do líder, Corinthians: chegava a 24 pontos, contra 25 do Alvinegro, que acabou ficando com o título ao final da competição.

Confira a ficha técnica da partida:

SÃO PAULO 0 X 2 VASCO

Local:
estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 31 de julho de 2011, domingo
Hora:
16 horas (de Brasília)
Renda: R$ 590.578,00
Público: 23.369 pagantes
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Angelo Rudimar Bechi (ambos de SC)
Cartões amarelos: Julinho e Jumar (Vasco)
Gols: VASCO: Éder Luís, aos sete, Felipe, aos 47 minutos do segundo tempo.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Piris (Marlos), Xandão (Henrique Miranda), Rhodolfo e Luiz Eduardo; Jean, Carlinhos Paraíba, Wellington e Rivaldo (Fernandinho); Lucas e Dagoberto
Técnico: Adilson Batista

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Julinho (Eduardo Costa); Rômulo, Jumar, Juninho Pernambucano (Felipe) e Diego Souza; Éder Luís (Leandro) e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes.

Relembre a crônica da partida publicada pelo site SuperVasco clicando aqui.

Assista aos melhores momentos da partida:

Fonte: -