Futebol

Imprensa capixaba relembra início de Romário

A história de Romário como um dos maiores artilheiros do futebol mundial começou no Espírito Santo, mas precisamente em Nova Venécia. No dia 18 de agosto de 1985, o Baixinho marcou seus dois primeiros gols como profissional num amistoso contra o time do Nova Venécia.

O Vasco venceu o time da casa por 6 a 0 – Romário fez os dois últimos gols. O primeiro, aos 40 minutos do 2º tempo, num chute de fora da área. O segundo, dois minutos depois, aproveitando uma falha do goleiro.

Na época, poucos imaginavam que estava nascendo uma das maiores estrelas da história do clube. O maior ídolo do Vasco de todos os tempos, Roberto Dinamite, não jogou, mas foi a Nova Venécia e distribuiu simpatia.

O responsável pela ida do Vasco a Nova Venécia é o desportista José Renato Ferrari. Mesmo o time da cidade sendo amador, Ferrari conseguiu realizar amistosos mais uma vez contra Vasco, Botafogo e América-MG.

Ferrari guarda até hoje o cheque que pagou ao Vasco pelo primeiro amistoso (CR$ 80 milhões) e os ingressos da partida.

Naquela época, Ferrari decidiu filmar o amistoso e guardou as preciosas imagens por anos numa fita VHS. Nem pensava que havia feito imagens que entrariam para a história do futebol.

Recentemente, com o oba-oba em torno do milésimo gol de Romário, Ferrari reencontrou a fita e a copiou para DVD. As imagens foram enviadas para a TV Globo e ganharam projeção nacional.

Ferrari cedeu as imagens para uma empresa carioca que está produzindo o vídeo \"Romário é gol\", que deve ser lançado neste semestre. E o desportista capixaba já foi convidado para o lançamento, no Rio, em data a ser definida.

No ar - Jogo confirmado pela Rádio Globo
José Renato Ferrari guarda boas lembranças do jogo em que Romário marcou seus primeiros gols como profissional. \"Na época, fechei negócio com o presidente Antônio Soares Calçada e me confirmaram por telex. Mesmo assim, fiquei preocupado se viriam mesmo\", lembra Ferrari. O dirigente só teve a confirmação de forma inusitada. \"Não tinha emissora de rádio em Nova Venécia. A gente ficava sabendo das coisas pela Rádio Globo. À noite, deram a notícia de que o Vasco jogaria aqui. No outro dia só se falava disso na cidade.\"

Fonte: Gazeta On Line