Futebol

Jogadores querem escrever nome na história do Vasco

Vasco e Flamengo escrevem hoje, às 21h45min, no Maracanã, o último capítulo da grande final carioca da Copa do Brasil. Além do título e da premiação em dinheiro, de R$ 1 milhão ao campeão, uma das duas equipes representará o Rio de Janeiro na Copa Libertadores do ano que vem.

Em São Januário, apesar de os rubro-negros terem vencido a primeira partida por 2 a 0, a expectativa de levar o Vasco novamente à competição sul-americana é grande. A última participação da equipe cruzmaltina foi em 2001, quando o Vasco chegou até as quartas-de-final e caiu diante do Boca Juniors.

Na ocasião, duas derrotas para os argentinos puseram fim ao sonho do bicampeonato sul-americano. No Rio, uma derrota por 1 a 0, e na Argentina, outra por 3 a 0. Até hoje, o Vasco participou da Libertadores em sete ocasiões (veja quadro abaixo) e conquistou o seu único título na edição de 1998.

Experiência e vivência nesse tipo de competição não faltam ao grupo cruzmaltino. Dentro e fora de campo, o Vasco conta com profissionais que já tiveram o gostinho de conquistar a América. O técnico Renato Gaúcho foi um dos destaques da conquista do Grêmio em 83, mas assegura que a participação no torneio sul-americano mais importante de clubes não é a principal motivação do grupo.

- É lógico que ter a oportunidade de poder participar de uma Libertadores é algo que todo atleta deseja.

Porém, na minha opinião, a principal motivação dos jogadores é conquistar a Copa do Brasil e poder escrever o nome deles na história do grupo. A Libertadores serve apenas como um molho nessa conquista disse o comandante.

Outro que conhece bem os caminhos da América é o apoiador Ramon, que fez parte do grande time campeão de 98. Para ele, esse é mais um momento especial na vida dos jogadores mais jovens.

- Essa fase está sendo excelente.

Caso possamos voltar à Libertadores, será uma experiência válida para todos - disse Ramon.

Fonte: Lance
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/07/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78