Futebol

Estreia de Luxemburgo acontecerá após uma semana de treinos

Vanderlei Luxemburgo começou a trabalhar oficialmente no Vasco na última segunda-feira, apesar de ter sido anunciado e apresentado na quarta anterior. Após sete dias de análises, mão na massa, treinos, avaliações, conversas "olho no olho" e motivação, o técnico estreia no Cruz-Maltino neste domingo, às 19h (de Brasília), contra o Avaí, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. 

Antes do duelo em São Januário, Luxemburgo comandou sete treinos para os jogadores: um na terça, dois na quarta, dois na quinta, um na sexta e um no sábado. Na segunda, dia de folga para o elenco, a comissão técnica inteira se reuniu para que o treinador colocasse todos na mesma página, do departamento médico à assessoria de imprensa. 

Nos primeiros dias de contato com os jogadores, Luxemburgo colocou em prática o discurso das entrevistas anteriores, de levantar o moral de uma equipe abalada por três derrotas em quatro jogos no Campeonato Brasileiro. O técnico conversou, motivou e tentou mudar o clima no dia a dia do Vasco. 

Luxemburgo também teve o cuidado de conversar "olho no olho" com líderes do elenco. Um deles foi o argentino Maxi López. Com o centroavante, o papo foi em tom de motivação e, também, de cobrança. O técnico colocou como meta que o jogador perca quatro quilos para chegar à forma física ideal, mas fez questão de lembrá-lo da importância que ele tem para o elenco. 

Quem também ganhou atenção especial de Luxemburgo foi o volante Andrey. Antes mesmo de iniciar seu trabalho no Vasco, o treinador já conhecia o garoto revelado nas categorias de base do clube. Em 2018, ele disputou 38 jogos e fez seis gols, ganhando destaque no time cruz-maltino. Neste ano, perdeu espaço e agora terá uma nova chance com o técnico diante do Avaí. 

O trabalho de Luxemburgo nos primeiros dias de Vasco, porém, foi além de conversas e motivação. Em campo, o técnico comandou treinos coletivos, 11 contra 11, o que não era das coisas mais comuns de se ver no Cruz-Maltino com os últimos treinadores, que preferiam usar semanas livres para misturar times, fazer atividades em campo reduzidos e aprimorar outros fundamentos. 

Neste domingo, Vasco e Luxemburgo, que não trabalhava desde outubro de 2017, quando deixou o Sport, têm um reinício para que 2019 seja de mais felicidades do que sofrimento. 

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri