Futebol

Mais de 8km até o primeiro teste: Conheça Kaylane Mello

Kaylane Mello tem apenas 16 anos, mas já superou muitas dificuldades na vida. Vem de uma família humilde de Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Só que o primeiro teste no Vasco, há três anos, é um capítulo à parte.

Era um dia de muito trânsito na Avenida Brasil, como quase sempre. Kaylane ainda estava muito longe do local onde ela e outras meninas seriam avaliadas para entrar no time feminino sub-15 do Vasco. O ônibus, lotado, não saía do lugar.

Foram cerca de oito quilômetros debaixo de muito calor, à beira de uma das principais rodovias do Rio. Quase duas horas de caminhada, acompanhada da mãe Adriana e da irmã pequena. Sem dinheiro para comida ou água, apenas para a passagem de volta. Chegou atrasada no treino, com fome e cansada. Mas passou. Virou atleta do Vasco.

- Ah, eu estava muito nervosa. Eu chorava e falava: "Mãe, 'vambora', mãe", e a minha mãe com a minha irmã no colo. Eu falando que ia chegar atrasada e ela me pedindo calma - relembrou Kaylane.

"O futebol é tudo para mim. Quero muito ajudar a minha mãe e cada vez eu vou me esforçar mais, até conseguir"

Hoje o departamento de futebol feminino do Vasco está dentro do guarda-chuva das categorias de base e conta com esse apoio para as questões estruturais (local de treino, material esportivo, logística, metodologia, academia, fisioterapia etc). São 12 profissionais que atendem às jogadoras, entre técnico e auxiliares, preparador físico, nutricionista, psicóloga e coordenador técnico. Parte das atividades são em São Januário e parte no CT em Duque de Caxias.

São três categorias: sub-15, sub-18 e a adulta. Muitas atletas que jogam na sub-18 também atuam na equipe principal, porque são poucas as maiores de 18 anos. Ao todo são cerca de 60 atletas. Os treinos variam de três a quatro dias na semana para as jogadoras da categoria adulta. Nem todas as meninas têm contrato de formação com o clube. Algumas recebem bolsa-auxílio, que vai de R$500 a R$1500, dependendo do desempenho ou da necessidade pessoal.

O futebol feminino começou no Vasco no início dos anos 1990. O clube foi campeão brasileiro feminino em quatro anos (1993, 1994, 1995 e 1998) e revelou grandes nomes da Seleção Brasileira, como Pretinha, Fanta e Cenira. Como se não bastasse, foi onde Marta, maior nome da história do futebol feminino e eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, teve o primeiro contato com uma estrutura mais profissional.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri