Sob os olhares de Marcelo Oliveira, com direito a virada e olé vindo das sociais de São Januário, que o Vasco garantiu um lugar nas oitavas de final da Copa Brasil sub-20. A equipe vascaína goleou a Ponte Preta por 4 a 1, em jogo realizado na tarde desta terça-feira (16/10), em São Januário, válido pela partida de volta da primeira fase da competição nacional. Os gols da goleada foram marcados por Jomar, Yago e Guilherme Morano (2).
No primeiro confronto entre as duas equipes, disputado em São Paulo, a partida terminou com vitória do Gigante da Colina por 1 a 0. O técnico Marcelo Oliveira acompanhou a partida no Setor Premium do estádio. O maestro Felipe e os meias Marlone e Jhon Cley também prestigiaram os juniores.
O jogo
O Vasco foi em busca da vitória desde o início. Aos dois minutos, Guilherme Costa cruzou para o atacante Morano, que bem posicionado, mandou de cabeça para a defesa do goleiro adversário. Os guerreiros de São Januário pressionavam a todo instante. Aos 10 minutos, o lateral-direito Richard cobrou falta com perigo, mas o goleiro da Ponte fez ótima defesa. No rebote, o atacante Yago bateu por cima do gol.
A pressão vascaína não parava. Aos 15, o meia Guilherme Costa cobrou falta com perfeição para uma defesa milagrosa do goleiro. No rebote, Guilherme Costa, mais uma vez, bateu com força para outra defesa do adversário paulista. Aos 27 minutos, o zagueiro Eduardo arriscou de fora da área para defesa do adversário com as pontas dos dedos. Embora os ataques seguidos do Vasco, foram os visitantes que abriram o placar. Em jogada de contra-ataque aos 30 minutos, o atacante bateu rasteiro, sem chances de defesa de Jordi.
Mesmo com a derrota parcial, nada de desanimo da garotada cruz-maltina. Aos 35 minutos, o lateral Richard, cruzou pela direita colocando na cabeça de Morano. O atacante se esticou sem muito esforço, empatando a partida: Vasco 1x1 Ponte Preta.
No segundo tempo, o técnico Sorato substituiu o goleiro Jordi, que sentiu a coxa. Diego entrou e não teve muito trabalho, já que o Vasco comandava a partida. Aos dois minutos, Yago fez ótima jogada. Ele cruzou da direita na cabeça de Morano, que por pouco não ampliou. O goleiro da equipe paulista operou um milagre. Na jogada seguinte, Richard cobrou escanteio e o zagueiro Jomar subiu mais que todo mundo, colocando no fundo das redes. Virada do Vasco: 2x1 Ponte Preta. Jomar que estava tendo uma atuação muito segura, teve que deixar o gramado. Em uma dividida com o adversário, o defensor levou a pior, sofrendo uma torção no tornozelo. Tadeu Paraguaio foi seu substituto. 
Jomar comemora seu gol com Morano e Allan. Fotos: Marcelo Sadio/Vasco.com.br
O ataque dos donos da casa trabalharam muito. Aos 10 minutos, Guilherme Costa fez ótima jogada pela direita, cruzando para área onde estava o atacante Yago. O habilidoso girou para cima do zagueiro e ampliou o placar: Vasco 3x1. Já na primeira grande chance da Ponte Preta, em jogada de contra-ataque, Tadeu Paraguaio tirou em cima da linha. Um dos melhores em campo, Richard colocou o companheiro novamente em boa condição. O lateral-direito acertou novo cruzamento e Guilherme Morano , de cabeça, deu os números finais da partida: Vasco 4x1. 
Guilherme Morano marcou dois gols na partida.
A garotada de São Januário atuou na partida com a seguinte formação: 1-Jordi (12-Diego), 2-Richard, 3-Jomar (13-Tadeu Paraguaio), 4-Eduardo e 6-Henrique, 5-Paulista, 8-Allan, 7-Malco (14-Valdir) e 10-Guilherme Costa; 9-Morano e 11-Yago.
O adversário do Gigante da Colina será Corinthians ou Avaí, que se enfrentam na noite desta terça-feira. O primeiro jogo terminou empatado em 2 a 2.
O lateral-direito Richard foi um dos grandes destaques da partida. Ele teve participação em três dos quatro gols.
Fotos: Marcelo Sadio/Vasco.com.br
Confira os gols da partida: