Categorias de base

Matheus Índio embarca para testes no Arsenal

Aos 16 anos, Matheus Índio se acostumou a fazer viagens para o exterior, seja com o Vasco ou com a Seleção Brasileira. Mas na noite deste domingo, embarca com um frio na barriga. Ele vai iniciar uma temporada de uma semana de treinos no Arsenal, em Londres. Considerado um dos maiores talentos da base cruz-maltina, o meia admite que vai realizar um objetivo que pode significar o sonho de defender um grande clube da Europa.

Segundo o Vasco, o período de treinos de Matheus Índio não significa qualquer vínculo com o Arsenal. No máximo a preferência numa futura aquisição. O jogador não guarda muitas expectativas em relação à possibilidade de ser contratado - o que poderia acontecer somente a partir de  28 de fevereiro de 2014, quando completa 18 anos - mas não esconde que vai fazer o máximo para impressionar os ingleses.

- Estou ansioso por mais essa etapa na minha vida. Passar essa semana no Arsenal vai ser legal para mim, espero aproveitar. Vou lá jogar meu jogo, vou partir para cima, jogar como eu sei. Claro que tenho o sonho de defender um clube da Europa, mas tudo tem o seu tempo. Será uma experiência legal, quero aprender - disse.

Matheus viaja para a Inglaterra acompanhado dos pais Carlinhos e Silvana e pouco sabe o que o espera no período de treinos no Arsenal. Entretanto, pretende assistir a uma partida da equipe londrina, se houver oportunidade, e, quem sabe, tietar alguns de seus jogadores preferidos.

- Gosto muito do Walcott. Ele tem um estilo de jogo rápido, que me agrada muito.

O meia retorna ao Brasil a tempo de se apresentar à Seleção Brasileira sub-18, que se reúne para uma temporada de treinos. Se na base canarinha ele já constrói sua história - como o título do Sul-Americano Sub-15 de 2011 -, no Vasco ele ainda busca seu espaço. No clube desde os 7 anos, Matheus Índio sonha ainda nesta temporada conviver com os profissionais em São Januário.

- Minha intenção é ter uma oportunidade nos profissionais do Vasco, sim. Quem sabe, até ser relacionado para um jogo neste ano. Mas não tenho pressa, sei que se eu continuar trabalhando as oportunidades vão aparecer - afirmou ele, que tem contrato até 22 de maio de 2015 com o clube, que é dono de 60% de seus direitos econômicos. Uma outra fatia é do Grupo DIS, que recentemente tornou-se parceiro do Vasco para manter Dedé em São Januário.

Matheus Índio faz parte da geração do Vasco que revelou Mosquito, atacante que brilhou no Sul-Americano Sub-15 de 2011 e que \"sumiu\" do clube após a competição. Após entrar em litígio com o clube, o jogador chegou a ser oferecido ao São Paulo e acabou assinando contrato com o Macaé, que serviu como ponte para o Atlético-PR. Os dirigentes de categorias de base de vários clubes do Brasil consideraram que o clube de Curitiba descumpriu um acordo informal que rege a relação, e a partir de então o Atlético se viu impedido de disputar algumas competições.

Fonte: ge
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (30,77%)
Empates 4 (30,77%)
Derrotas 5 (38,46%)
Total 13
Gols
Marcados 15 (55,56%)
Sofrido 12 (44,44%)
Total 27
Saldo 3
Cartões
Amarelos 19 (90,48%)
Vermelhos 2 (9,52%)
Total 21