Categorias de base

Mesmo após desmanche, base do Vasco segue forte

Mesmo após sofrer um desmanche de funcionários nas divisões de base, com muitos se mudando principalmente para o Corinthians, o Vasco segue forte nas três principais categorias do departamento: sub-20, sub-17 e sub-15.

No sub-20, por exemplo, o Cruzmaltino lidera de forma isolada o Campeonato Brasileiro com quatro vitórias, um empate, 12 gols marcados e apenas um sofrido. No domingo passado, por exemplo, aplicou uma sonora goleada de 6 a 0 sobre o Corinthians em pleno Parque São Jorge (SP).

No sub-17, o Vasco está nas quartas de final do Campeonato Brasileiro e venceu o Palmeiras por 2 a 1 no jogo de ida, no Rio. A volta acontecerá hoje (16), às 15h, no Allianz Parque (SP).

Na mesma categoria o time também está nas semifinais da Copa Rio, tendo vencido o jogo de ida por 1 a 0 sobre o Bangu. A volta acontecerá amanhã (17), às 11h, no estádio Nivaldo Pereira (RJ).

Já no sub-15 o Vasco também está na semifinal da Copa Rio, mas perdeu o jogo de ida por 3 a 0 para o Fluminense. A volta também será amanhã (17) no Nivaldo Pereira, só que às 9h.

Oito funcionários já foram para o Corinthians

A saída mais importante até o momento foi a do ex-gerente geral da base, Carlos Brazil, que foi para o Corinthians e é apontado por muitos como o principal responsável pela grande evolução do departamento. Com ele, porém, foram mais oito funcionários de diferentes cargos, o que gerou uma revolta por parte dos dirigentes vascaínos, que reclamaram de uma possível falta de ética do cartola.

Se transferiram também para o clube paulista: Eduardo Húngaro (coordenador técnico); Witor Bastos (coordenador de análise de mercado); Clauber Rocha (supervisor); Erick Galvão (gerente administrativo); Alexandre Falbo (coordenador de captação); Marcio Assis (coordenador científico); João Bonfatti (supervisor metodológico) e Sarah Borborema (assessora de imprensa).

Saída de técnico do sub-20 gera grande polêmica

O grande estopim que estremeceu as relações entre Vasco e Corinthians — principalmente entre os dirigentes vascaínos e Carlos Brazil — foi a saída do técnico Diogo Siston da equipe sub-20. O profissional se reuniu com a diretoria cruzmaltina e solicitou sua demissão na semana passada.

Em nota oficial, o Vasco informou o desligamento de Siston alegando que o técnico justificou seu pedido por ter uma proposta do Corinthians. Ao UOL Esporte, porém, o clube paulista negou que tivesse feito um convite ao treinador e que estaria demitindo seu comandando do sub-20, Tarcísio Pugliesi.

A reportagem, no entanto, apurou que Brazil já havia decidido, sim, pelo desligamento de Pugliesi e a contratação de Siston, porém o conselheiro Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, utilizando-se de sua força política nos bastidores, impediu a queda de Pugliesi.

No entanto, a movimentação interna acabou não resistindo por muito tempo, já que os resultados ruins seguiram e Tarcísio Pugliesi acabou sendo demitido na última quarta-feira (14) após o empate com o São Paulo, que manteve o Corinthians como lanterna do Brasileiro sub-20.

No meio deste imbróglio, Diogo Siston, por ora, está desempregado. O time do Vasco tem sido comandado interinamente pelo auxiliar Alexandre Gomes.

Vasco já fez reposições com a ajuda de Pássaro

Apesar do desmanche ter sido grande para o Corinthians, o Vasco já fez uma reposição das peças. Para o lugar de Carlos Brazil, o clube trouxe Rodrigo Dias, ex-Sport. A contratação teve o "dedo" do diretor-executivo de futebol do profissional, Alexandre Pássaro.

"De fato, saíram alguns profissionais da base para o Corinthians, mas praticamente já repusemos todos eles. Inclusive, estes profissionais participaram de um processo de transição com os profissionais que chegaram. A condução do processo e acordo com estes funcionários foi de extremo profissionalismo", declarou Dias ao UOL Esporte.

Outros funcionários já haviam saído anteriormente

A debandada para o Corinthians não foi a única que aconteceu nas categorias de base. Anteriormente, quando Carlos Brazil ainda estava no comando do departamento, o Vasco já havia sofrido com saídas. Algumas delas foram:

  1. Rodrigo Pinheiro - Preparador de Goleiros Sub-20 - Fluminense
  2. Ney Souto - Coordenador Administrativo - Flamengo
  3. Fred Cascardo - Coordenador de Captação - Desportivo Brazil
  4. Fabrício Vasconselos - Coordenador de Análise - Athletico-PR
  5. Marcos Valadares - Treinador Sub-20 - Atlético-MG
  6. Celso Martins - Técnico Sub-20 - Azuriz
  7. Dudu Patetuci - Técnico Sub-15 - CBF
  8. Alexandre Grasseli - Técnico Sub-20 - Cruzeiro
  9. Próspero Paoli - Coordenador Metodológico - Cruzeiro
  10. Fábio Fernandes - Supervisor Sub-17 - Flamengo
  11. André - Supervisor Sub-12 - Flamengo
  12. Wellington - Observador - Flamengo
  13. Andrey Piegas - Treinador Sub-9 - Internacional
  14. Igor Guerra - Auxiliar Técnico Sub-20 - Desportivo Brasil
  15. Dupin - Analista de Desempenho - Athletico-PR

Sub-20 teve perdas para o profissional

A campanha invicta e a liderança isolada do Vasco no Campeonato Brasileiro sub-20 é ainda mais destacada em função da equipe estar sendo constantemente desfalcada pelo elenco profissional, já que o técnico Marcelo Cabo tem utilizado os principais destaques nos jogos da Série B, casos dos atacantes Arthur Sales e Figueiredo e do lateral esquerdo Riquelme.

A tendência agora é a de que o trio "desça" para o sub-20 somente nos jogos mais decisivos, uma vez que os jovens têm ganhado cada vez mais espaço no time de cima.

Reforços chegaram recentemente

Apesar da grande campanha que vem fazendo no Campeonato Brasileiro sub-20, o Vasco não está parado. Somente neste mês o clube anunciou dois reforços para a categoria: o atacante Tavares e o meia Felipe Evangelista.

Tavares era tratado como promessa no Internacional e chegou a ser inscrito na Copa Libertadores de 2020. Porém, o jovem teve problemas de renovação com o Colorado, ficou livre e optou por fechar com o seu clube de coração, onde chegou a jogar quando era mais novo.

Já Felipe Evangelista, de 20 anos, é formado pelo Londrina e teve uma rápida passagem por empréstimo pelo profissional do Auraucária (PR).

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri