Outros Esportes

Natação: João Pedro Ratto fecha grande ano com mais 3 ouros no Estadual

João Pedro Ratto, atleta cruzmaltino de natação, que jamais competiu por outro clube, sendo considerado “cria da casa”, confirmou neste final de semana sua excelente fase ao conquistar o ouro nas 3 provas que disputou: 200m medley (2’51”10”’), 200 livre (2’29”) e 50m costas (37”18”’).

Com exclusividade ao CRVG – Em Todos os Esportes, o atleta comentou sobre seus excelentes resultados e sobre sua participação no Campeonato Estadual de Natação representando o Vasco da Gama.

 - Achei muito divertido, conquistei bons resultados, mesmo ficando prejudicado o meu treinamento, devido a uma forte gripe que me deixou 1 semana sem poder treinar direito, justo a semana final e decisiva na minha preparação - explica João Pedro que diz amar a natação.

- Meu maior ídolo é meu pai e técnico, o Prof. Ricardo Ratto, que me incentiva e me cobra apenas responsabilidade com meu treinamento, sem cobranças por resultados, sempre me apoiando independente da minha colocação - diz João.

Além do seu pai e treinador, João também falou sobre o seu atleta preferido na natação e relembrou um momento marcante na sua vida pessoal, que consequentemente será importante para a sua vida profissional na natação.

- Também tem o César Cielo, que eu vi ganhar a medalha de ouro no Mundial de Roma em 2009, quando fui acompanhando meu pai que estava lá como o único árbitro das Américas, representando a arbitragem brasileira nas Maratonas Aquáticas.

Seu pai e técnico, Ricardo Ratto, complementa:

- Fica fácil não cobrar resultados quando o seu filho e atleta só coleciona vitórias. Cobro mesmo a seriedade, o foco nos objetivos, a disciplina e é claro, me preocupo muito em permitir que ele curta o ato de nadar e treinar, desenvolvendo o amor pelo esporte. Tento fazê-lo entender que a busca pelos resultados nos ensina valores que ele levará pelo resto da vida, mesmo quando não estiver mais nadando. Mas claro, com o talento que ele tem, tento administrar sua formação atlética para que possa render muito mais no futuro, quando estiver adulto, que é a fase que realmente o resultado tem grande importância. O negócio agora é manter o João treinando e amando a natação - sentencia Ratto.

Agora de férias, perguntado sobre o que pretende fazer neste período de “inatividade” ele responde.

- Parado nada! Eu vou à praia nadar e surfar com meu pai e irmãos. Adoro a água especialmente no verão, com este calorão, só dá pra aguentar dentro d’água - diz João que ainda tem à sua disposição uma piscina no quintal de casa: “– é onde brinco de dar viradas, de fazer foguetinho tentando ir cada vez mais longe, tento fazer o maior número de voltas em baixo d’água, brinco de polo-aquático com meus irmãos e amigos ou até mesmo só pra dar um refresco” finaliza João.

Do jeito que a família Ratto é aquática, férias mesmo só de treinar, nunca de estar na água e se mantendo em forma. A continuar assim, este garoto ainda trará muitas alegrias à nação Vascaína.

O blog CRVG – Em Todos os Esportes agradece a família Ratto pela matéria concedida e a todos da natação cruzmaltina que seguem nos dando alegrias, como sempre deram.

Por: Raphael Caminha – caminharaphael@gmail.com

Fonte: Blog CRVG em Todos os Esportes
  • Quarta-feira, 19/11/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Grêmio Grêmio 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Domingo, 23/11/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sexta-feira, 28/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (33,33%)
Empates 19 (30,16%)
Derrotas 23 (36,51%)
Total 63
Gols
Marcados 86 (51,50%)
Sofrido 81 (48,50%)
Total 167
Saldo 5
Cartões
Amarelos 136 (94,44%)
Vermelhos 8 (5,56%)
Total 144