Não tem para Fernando Prass, Fernando ou Carlos Alberto. A voz da experiência, se tratando de Vasco na estreia do time no Campeonato Carioca, será o volante Nilton. O estilo discreto e a simplicidade nas palavras escondem muitas vezes um dos jogadores mais valorizados do elenco e o segundo em número de partidas pelo Gigante da Colina (50 jogos), atrás apenas do goleiro Tiago. Não é à toa que, mesmo com a chegada de três volantes (Jumar, Léo Gago e Rafael Carioca), o jogador permanece entre os titulares. Em 2010, o desafio será se adaptar a uma nova função.
Ano passado, quando foi eleito o melhor volante do Campeonato Carioca, Nilton se acostumou a jogar com Amaral sempre pronto para dar cobertura. Este ano, nos primeiros treinos de Vágner Mancini, ficou claro: o Nilton do bom passe, do bom chute de longa distância, ficará mais preso na proteção aos zagueiros.
Léo Gago e Souza saem mais, o professor pediu que eu desse uma segurada lá atrás. Até para que nossos laterais subam mais. Cheguei a jogar alguns jogos como primeiro volante, não terei dificuldade. O que eu quero é jogar. O treinador está vendo se as peças se encaixam explicou.
No elenco, Mancini conta com dois primeiros volantes de ofício, Jumar e Paulinho, mas mesmo assim optou por recuar Nilton. A decisão mostra a credibilidade do jogador no Vasco, tanto que a renovação de seu contrato foi tratada como prioridade pela diretoria. Uma vez acertada, Nilton pôde curtir as férias em paz, mas já preparado para os desafios que viriam pela frente.
A equipe está se formando novamente, os jogadores estão buscando o seu espaço, ninguém tem cadeira cativa. No Estadual fui bem, mas depois caí de rendimento. Acabei me conscientizando de que não posso deixar isso acontecer, não posso dar brecha para os outros concluiu.
Nilton admite que precisará ser mais constante na temporada deste ano para se manter entre os titulares
Confiante
Nilton, sobre a força do elenco vascaíno \"Está sendo muito bom, pelo grupo que foi formado ano passado, os jogadores que ficaram e os que chegaram. Todos estão empenhados, todo mundo está querendo o mesmo objetivo de vencer. Nisso quem tem a ganhar é o Vasco\"
50 partidas Nilton já disputou com a camisa do Vasco. O jogador foi contratado em janeiro de 2009.
6 gols foram marcados pelo jogador na temporada passada: dois no Carioca, um na Copa do Brasil e três pelo Brasileiro da Segunda Divisão.
Confira o desempenho de Nilton na temporada 2009
Belo começo O volante, que jogava até então no Corinthians, iniciou o Campeonato Carioca a todo vapor. O jogador marcou três gols de cabeça em três partidas seguidas e logo chamou a atenção da imprensa e da torcida vascaína.
Apagão Nilton teve uma queda de qualidade brusca na semifinal da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. O Botafogo venceu por 4 a 0 e as marcas da derrota não saíram da lembrança do jogador.
Gol de placa Nilton oscilou bons e maus momentos na Série B. Um dos bons foi o golaço de voleio sobre o Vila Nova, na Colina.
Especulação Valorizado, chegou a ser especulado no Liverpool, da Inglaterra.
Nilton promete mais gols na temporada deste ano
Volante, sim, faro de gol, também. Ano passado, Nilton mostrou mais do que eficiência na marcação e na distribuição de jogo. O volante ficou marcado também pelos gols que fez, alguns deles de rara beleza. Mesmo mais afastado da grande área, o jogador promete surpreender ainda mais os adversários este ano.
Marquei três gols de cabeça no Carioca passado. Se Deus quiser, farei mais este ano. Quando eu obtiver uma oportunidade de avançar mais, não perderei as minhas características do chute de longa distância. Posso garantir que o Nilton de 2010 não será diferente do de 2009 afirmou Nilton.
Para isso, o jogador não conta mais com o seu garçom predileto.
Nos três gols marcados no Carioca, o passe partiu do lateral-direito Paulo Sérgio, hoje na Portuguesa. Mesmo saudoso, Nilton acredita que encontrará no elenco deste ano jogadores capazes de ajudá-lo na bola aérea.
Não tem nem como falar do Paulo Sérgio, ele era muito fera nos cruzamentos. Élder Granja, Márcio Careca, outros jogadores podem me lançar a bola disse.
O primeiro teste da pontaria de Nilton será amanhã, no amistoso contra a seleção capixaba. Pela falta de tempo, porém, as jogadas aéreas não foram prioridade do técnico Vágner Mancini na pré-temporada.
Bate-Bola
Qual é a sua expectativa para a temporada deste ano?
Ano passado foi um ano de êxito, este ano esperamos a mesma coisa. A pré-temporada está sendo corrida pelo prazo que temos, estamos correndo contra o tempo, mas espero que possamos fazer a mesma boa campanha no Carioca, mas que no fim não sejamos eliminados contra o Botafogo.
A disputa por vaga na sua posição está mais acirrada este ano?
É uma disputa sadia, todo mundo está se respeitando, ajudando o outro no meio de campo. Estou tendo a oportunidade de começar o trabalho como titular. Quero conquistar a confiança do Mancini.
Como você está vendo essa necessidade de mudar de posição para ficar no time?
Vou ter também que me aprimorar ainda mais na marcação. Mas isso não afeta meu estilo de jogo. O mais importante é ajudar o Vasco.
Como imagina o Vasco na estreia contra o Tigres?
Estamos trabalhando para ficarmos prontos, mas peço até que a torcida tenha um pouco mais de paciência neste início.