O Vasco decide em casa uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil contra o CSA nesta quinta-feira, com bola rolando às 20h (de Brasília). Depois de empatar sem gols em Maceió no jogo de ida, na semana passada, a equipe precisa de uma vitória simples para se classificar e tem o histórico a seu favor.
Em toda história, o Vasco tem um aproveitamento de quase 70% quando decide confrontos de mata-mata em São Januário. O levantamento foi feito pelo Gato Mestre.
O Vasco jogou 128 vezes em São Januário em duelos eliminatórios na história, considerando Copa do Brasil, Sul-Americana, Libertadores, Copa Mercosul, Torneio Rio-São Paulo e outras competições de mata-mata. Estaduais não entraram na conta.
Em 87 ocasiões o segundo jogo ou jogo único foi disputado em São Januário. Dessas, o Vasco se classificou em 59. O aproveitamento é de 67,8%, portanto.
Foram poucas.
De acordo com o levantamento do Gato Mestre, ainda desconsiderando jogos de Carioca, o Vasco decidiu uma vaga nos pênaltis em São Januário apenas seis vezes na história. O curioso é que quatro dessas vezes foram de 2023 em diante, com Léo Jardim defendendo a meta vascaína.
Nesse caso, o aproveitamento do Vasco é de 50%: a equipe se classificou nos pênaltis três vezes e foi eliminada outras três.